Maria Rita canta com Elis Regina em filme publicitário com uso de IA

04/07/2023
Fonte: GZH

Fonte: GZH

Uma campanha publicitária que começou a ser veiculada na madrugada desta terça-feira (4) tem emocionado o público e chamado atenção nas redes sociais. Usando inteligência artificial (IA), o vídeo coloca Maria Rita cantando com a mãe, Elis Regina, morta em 1982, aos 36 anos. A filha tinha quatro anos na época.

A peça foi apresentada na convenção que marcou os 70 anos da Volkswagen no Brasil, realizada na noite de segunda (3). No palco no momento em que o filme foi mostrado aos presentes, Maria Rita se emocionou com o resultado. A cantora compartilhou o vídeo no perfil dela no Instagram. “Eu realizei meu sonho. Foi um momento mágico”, escreveu ela na legenda. “Nada mais emocionante do que promover um encontro inédito entre a mãe Elis Regina e a filha, Maria Rita, dois ícones da música que estão nos corações dos brasileiros, assim como a Volkswagen do Brasil, que neste ano celebra seus 70 anos de história e sucesso no país”, explicou, em nota, Roger Corassa, vice-presidente da montadora no Brasil.

No vídeo, Maria Rita aparece cantando Como Nossos Pais, de Belchior, enquanto dirige uma ID.Buzz, versão atual e elétrica da Kombi. Após imagens de personagens desconhecidos aparecerem com outros veículos emblemáticos da montadora ao longo das décadas, como Fusca e Brasília, Elis surge em uma Kombi clássica, dirigindo ao lado do veículo da filha, cantando em dueto a canção com a qual fez sucesso nos anos 1970. No filme, ainda aparecem outros modelos que saíram de linha, como Gol e SP2, assim como os atuais T-Cross, Taos e Virtus.

 

Tecnologia deepfake

Segundo a Volkswagen, a tecnologia conhecida como deepfake foi utilizada para montar o comercial. Uma dublê gravou as cenas dirigindo a Kombi e o rosto de Elis foi inserido posteriormente, com uso de IA. De acordo com a equipe de criação, o processo de edição ainda contou com a ajuda de uma tecnologia de redes neurais artificiais, responsável por fazer uma mistura entre o rosto da dublê e da imagem recriada de Elis Regina. Já a voz da cantora no filme é de uma gravação original. A peça é da agência AlmapBBDO, com produção da Boiler Filmes e pós-produção de uma empresa americana especializada.

Na postagem de Maria Rita, famosos também deixaram seus comentários. Lucas Silveira, da banda Fresno, escreveu: “Não esperava me emocionar assim”. Sandy registrou: “Uau”. Padre Fábio de Melo comentou: “Lindo é pouco!” A jornalista Flávia Oliveira escreveu: “Me emocionei imensamente”. Já a apresentadora Sarah Oliveira registrou: “Genteeee, eu dei uma choradinha, Ritaaa”.

 

Repercussão negativa

Nem todo mundo gostou da homenagem a Elis Regina. Nas redes sociais, muitos internautas lembraram que a cantora fez shows para arrecadar fundos e ajudar funcionários da Volkswagen em greve. O músico Arthur de Faria, biógrafo da cantora, publicou uma postagem no Instagram em que critica o comercial e reproduz uma foto do presidente Lula, na época em que era líder sindical, ao lado de Elis no palco de uma dessas apresentações.

Outros ainda comentaram sobre as acusações de crimes contra a empresa por supostamente ter contribuído com o governo durante a ditadura militar. E ainda houve quem ressaltasse que a canção de Belchior era uma crítica ao período político e traduzia a angústia da população na época.

 


› Compartilhe

  • JDI digital
  • doação de sangue

FOTOS DO DIA

Natal dos Anjos – Calçadas do Centro recebem tapete vermelho

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2023, Todos os direitos reservados Agência Vela