“Não faremos adesão a lockdown neste momento”, afirma prefeito Jerri

05/03/2021
(Foto: Divulgação / AMVARS)

(Foto: Divulgação / AMVARS)

Nesta quinta-feira (4), prefeitos da Associação dos Municípios do Vale do Rio dos Sinos (AMVARS) estiveram reunidos de forma remota discutindo a possibilidade de lockdown regional para conter a propagação do coronavírus (foto). O assunto seria levado nesta sexta (5) pelo presidente da entidade, Luciano Orsi (Campo Bom), a uma reunião com o governador Eduardo Leite.

O Governo do Estado deve confirmar a manutenção da bandeira preta em todo o Rio Grande do Sul, sem possibilidade de cogestão. O prazo para manter a classificação ainda não havia sido definido. Também deve ser mantida a regra que determina a suspensão geral de atividades das 20h até as 5h.

– Não há nenhuma perspectiva de que o Estado não esteja em bandeira preta (na semana que vem). O que podemos, eventualmente, é analisar alguma alteração de protocolo específico para alguma atividade. Vamos tentar dar maior previsibilidade possível. Não se tem fôlego para ficar muito mais tempo com tudo fechado, mas vamos ter que ficar, certamente, mais uma semana (...) Não há alternativas – disse o governador ao portal GZH.

 

O que diz o prefeito Jerri

Questionado a respeito da possibilidade de lockdown (fechamento total), o prefeito de Dois Irmãos, Jerri Meneghetti, disse que o município é contrário neste momento.

– A maioria dos prefeitos entende que deveríamos aderir, mas boa parte foi contrária. Como os posicionamentos foram bastante divididos, ficou pactuado que a decisão caberá a cada município. Em Dois Irmãos, entendemos que um lockdown feito desta forma, sem antecedência mínima para preparação, vai implicar em um transtorno enorme para as famílias que precisam comprar alimentação; os estabelecimentos não vão estar preparados com logística suficiente para fazer tele-entrega de compras, gerando demasiada espera por parte dos clientes e até falta de atendimento para muitos. Além disso, certamente haverá perdas de alimentos perecíveis, um grande desperdício que vai impactar no bolso dos consumidores também. Assim também com outros itens essenciais como medicamentos, por exemplo. A bandeira preta segue com todas as restrições, de acordo com o Decreto Estadual, mas não faremos adesão a lockdown neste momento. Quem puder fazer as suas compras sem sair de casa, que o faça; é o mais indicado. Mas sabemos que para todos isso não será possível.

 

Leia mais na edição impressa e na digital desta sexta-feira (5).


› Compartilhe

  • JDI digital
  • doação de sangue

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela