
(Foto: Divulgação / PMDI)
A Secretaria da Saúde de Dois Irmãos informa que, a partir desta segunda-feira (5), adolescentes de 15 a 19 anos, de ambos os sexos, que não tenham se vacinado contra o papilomavírus humano (HPV, na sigla em inglês), causador de diversos tipos de câncer, podem comparecer a uma das oito salas de vacina nas Unidades Básicas de Saúde do município para garantir a proteção.
– A ampliação do público é temporária e vai até 31 de julho, quando a dose volta a ser exclusiva para crianças e adolescentes de 9 a 14 anos. O HPV é um vírus muito comum que causa infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). Pode provocar verrugas e lesões em tecidos orais e genitais e desenvolver câncer de colo de útero, de vulva, de vagina, de pênis, de canal anal e de boca. A vacina é gratuita e desde 2014 está prevista no calendário de imunização. Desde 2024, a vacina do HPV passou a ser aplicada em dose única, facilitando a adesão da população. Apesar da oferta regular da única vacina que protege contra vários tipos de câncer, a adesão ao imunizante em todo o país está abaixo da meta. Em Dois Irmãos, a cobertura vacinal do HPV, entre adolescentes de 15 a 19 anos, é de 60,76%, enquanto o preconizado é atingir 90%. Dos 1.771 adolescentes desta faixa etária em Dois Irmãos, 695 não se protegeram – destaca a nota divulgada pela pasta.
Para receber a imunização, é preciso se dirigir até a Sala de Vacina da UBS de referência e apresentar comprovante de residência e Cartão SUS vinculados a Dois Irmãos, Carteira de Vacinação e documento de identificação com foto. É possível receber a vacina nos dias do Horário do Trabalhador, quando as Unidades de Saúde atendem com horário estendido.
– O câncer de colo do útero em decorrência da infecção pelo HPV é muito comum, e ainda existem outros tumores tanto nas mulheres quanto nos homens que são preveníveis através da vacina. Por isso, é essencial se proteger com a vacina que vale para toda a vida – alerta a enfermeira responsável pelas imunizações de Dois Irmãos, Melissa Pereira Bolson.