(Fotos: Divulgação / PMDI)
Na manhã desta quarta-feira (4), representantes da prefeitura de Dois Irmãos, de entidades e voluntárias do Natal dos Anjos se reuniram com seis lideranças indígenas da Aldeia Kaingang Por Fi Gá. O objetivo do encontro, solicitado pela administração municipal, foi abrir um diálogo com o grupo a respeito dos espaços ocupados para a comercialização realizada pelos indígenas durante a festa natalina.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Edson Maicá, abriu a reunião agradecendo a vinda das lideranças indígenas, reforçando que Dois Irmãos trabalha para organizar a presença e o comércio realizado por eles durante o evento. “Todos são muito bem-vindos em Dois Irmãos, e nosso objetivo é melhorar a participação dos indígenas organizados, os espaços de circulação do público e, principalmente, não prejudicar o comércio local”, observou. Maicá apresentou fotos da última edição do Natal do Anjos, compartilhando o desconforto com a situação de bancas instaladas no circuito decorado para o evento, nas ruas e até em calçadas, na frente de estabelecimentos comerciais.
Como alternativa, o secretário, a artista plástica Ana Kuhn e a presidente do Conselho Municipal de Turismo, Maria Lorena Klauck, apresentaram a proposta de criação de uma Aldeia de Natal Indígena, criando um espaço exclusivo, decorado e integrado oficialmente ao evento. “O que estamos propondo é algo inovador e que vai qualificar a participação dos indígenas, criando mais uma atração e ampliando o potencial da comercialização feita pelos indígenas organizados, além de melhorar os espaços de circulação e proteger o comércio local”, explicou o secretário.
Foi apresentado um possível local central para abrigar a iniciativa e ajustado um prazo para que os indígenas se manifestem oficialmente sobre a proposta. Um dos líderes do grupo, Antônio dos Santos, avaliou como positiva a ideia e se comprometeu em conversar com mais lideranças e retornar com um posicionamento. Antônio, inclusive, indicou contatos da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) em Porto Alegre, pois para esta reunião os contatos com a Funai não tiveram êxito.
Também participaram do encontro desta quarta representantes da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Dois Irmãos e da Procuradoria Jurídica, secretários municipais, servidores da fiscalização municipal e dirigentes dos departamentos de Turismo e da Cultura.