
(Fotos: Divulgação / PMDI)
A alimentação nas escolas da rede municipal de Dois Irmãos é reconhecida pela qualidade e diversidade oferecida aos alunos. Elaborado pelos nutricionistas da Secretaria de Educação, Rodrigo Dapper e Fabiane Möller Borges, o cardápio é pensado de acordo com a sazonalidade dos ingredientes e prioriza alimentos naturais e integrais, promovendo hábitos alimentares saudáveis desde a infância.
– Desde a introdução alimentar dos bebês até os anos finais do ensino fundamental, as refeições escolares são baseadas em alimentos in natura e integrais. Nossos cardápios incluem 10 variedades de frutas, além de verduras, hortaliças, chocolate 50% cacau, farinha integral, açúcar mascavo e noz pecan – explica Rodrigo.
A secretária de Educação, Denise Maldaner, reforça que a qualidade nutricional da merenda escolar é uma prioridade.
– Contamos com uma equipe de merendeiras comprometidas, que preparam os alimentos sob a supervisão dos nutricionistas. O Conselho da Alimentação Escolar (CAE) acompanha a procedência, fomentando a agricultura familiar. Nosso foco é garantir uma alimentação balanceada e nutritiva, essencial para o desenvolvimento saudável dos estudantes – diz ela.
Buffet de frutas incentiva hábitos saudáveis
Na manhã do último dia 26, a escola municipal Paulo Arandt (São João), assim como as demais da rede, ofereceu um buffet de frutas como parte do cardápio. A iniciativa, que atende às diretrizes do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), busca incentivar o consumo de frutas frescas, especialmente as da estação. Entre as opções oferecidas, estavam melancia, mamão, manga, maçã e banana.
Em 2024, o município investiu mais de R$ 2,5 milhões na alimentação escolar. Quase todos os recursos do PNAE foram destinados à agricultura familiar local, impulsionando a economia regional e garantindo alimentos frescos e nutritivos. Ao todo, foram distribuídas 121 toneladas de alimentos, incluindo 52 toneladas de frutas e hortaliças, 33 toneladas de carnes, leite, ovos e derivados, 30 toneladas de cereais, leguminosas, óleos e temperos, além de 6 toneladas de sucos, geleias, mel e café.
A variedade de ingredientes permite maior criatividade na hora de preparar as refeições. As merendeiras têm o desafio de transformar os alimentos em combinações saborosas e atrativas. “Buscamos preparar tudo com muito carinho e criatividade”, destaca Simone Cecilia Bittencourt, que completa 25 anos de atuação como servente escolar em 2025.