Em 20 anos, Samu/RS já recebeu mais de 24 milhões de ligações

06/09/2024
Fonte: SES / Foto: José Luís Zasso/Ascom SES

Fonte: SES / Foto: José Luís Zasso/Ascom SES

Desde a Operação Verão de 2004/2005, quando o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) iniciou as atividades no Estado, o serviço já recebeu mais de 24 milhões de ligações – uma média de 2,4 mil ligações por dia. Só em 2024, o Rio Grande do Sul tem uma média de aproximadamente 700 acionamentos de equipes do Samu por dia. Em 85% desses casos, são acionadas as unidades de suporte básico e em 15% as unidades de suporte avançado.

Os dados foram apresentados pela diretora do Departamento de Regulação Estadual, da Secretaria da Saúde (SES), Suelen Arduin, durante o Seminário Sul-Brasileiro de Urgência e Emergência. A apresentação também destacou os motivos dos chamados de socorro, com referência aos anos de 2023 e 2024, sendo os motivos clínicos (57%), traumáticos (26%) e psiquiátricos (13%) os mais comuns.

O Samu/RS tem reduzido o tempo entre o envio da ligação e o efetivo atendimento do médico regulador e também entre a chamada da ligação no 192 e o primeiro comunicado à equipe. No primeiro caso, o tempo de 2min27s em janeiro de 2022 foi reduzido para 57s em julho de 2024. O tempo entre a entrada da ligação e o acionamento da equipe caiu de 7min18s para 6min17s no mesmo período.

Atualmente, há 164 bases do Samu no Rio Grande do Sul – 140 bases do Samu/RS; 23 das regionais de Pelotas, Caxias do Sul e Bagé; e uma base do município de Porto Alegre.

O Samu/RS tem 150 unidades de suporte básico, 30 unidades de suporte avançado e 14 motolâncias. A cobertura do Samu no Estado, incluindo a regulação de Porto Alegre e as regionais, está presente em 91% dos municípios.

 

Secretaria parabeniza Samu

Durante a abertura do evento, a secretária da Saúde, Arita Bergmann, parabenizou as equipes do Samu/RS e reconheceu o esforço dos profissionais no enfrentamento das enchentes. “O Samu deu a melhor resposta e por isso tenho gratidão a todos que se envolveram no enfrentamento da calamidade meteorológica”, destacou a secretária. Ela também defendeu a necessidade de um atendimento com uma avaliação técnica, mas, principalmente, acolhedora e humanizada.


› Compartilhe

  • doação de sangue
  • JDI digital

COLUNAS

E AS ALMAS DE CARCASONNE?

E AS ALMAS DE CARCASONNE?

Alan Caldas   26/08/2024

FOTOS DO DIA

Gaúcho da Geral marcou presença na expansão da centelha da Chama Crioula em Dois Irmãos, no dia 8 de setembro

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela