Não é apenas para atletas
A musculação é uma das modalidades de exercício físico mais executada no mundo. A prática tão difundida na atualidade teve seus primeiros registros na Grécia Antiga, com o uso de pesos para melhora do condicionamento físico nas Olimpíadas.
Na era moderna, a musculação começou com o atleta Eugen Sandow, que organizou a primeira competição de fisiculturismo. Arnold Schwarzenegger e outros fisiculturistas dos anos 70 ajudaram a popularizar a modalidade. Por ser uma atividade altamente adaptável, a musculação não é apenas para atletas, mas para indivíduos de todas as idades e condições físicas. “As pessoas da terceira idade e mulheres passaram a procurar as academias, perdendo o mito de que academia é algo apenas para homens fisiculturistas”, explica Jonas Roberto Klaudat, sócio-gerente e professor da academia Vidativa.
De acordo com Jonas, a musculação auxilia no controle do peso ao mesmo tempo em que aumenta a força muscular. Com isso, a atividade facilita a realização de tarefas do dia a dia, como carregar sacolas e subir escadas. Os resultados neurológicos do exercício, como a melhora da coordenação motora, acontecem primeiro. A mudança física, como o aumento de massa magra, começa a surgir após aproximadamente três meses de treino.
Durante o período da pandemia, o professor relata que a musculação teve um papel importante no aumento da autoestima de seus alunos, em uma fase na qual a saúde mental da população foi prejudicada. Além disso, a prática de exercícios aumenta a imunidade, e isso pode auxiliar a prevenção do contágio pelo coronavírus e na capacidade do corpo de se recuperar da doença, caso se manifeste.