Fonte: G1 / Bem Estar
Verão, calor e umidade, a receita perfeita para o surgimento de micoses. Nessa época do ano a gente sua mais e isso favorece a proliferação dos fungos. Mas você sabe o que é a micose? Quem explica é a dermatologista e consultora do Bem Estar Márcia Purceli: “micose é uma infecção causada por fungos que atingem a pele, as unhas e o couro cabeludo”.
É normal as pessoas classificarem tudo como micose, mas não é bem assim. Na micose, a pele descama porque o fungo se alimenta de queratina presente em nossa pele, unhas e cabelos. O tratamento deve ser feito por 30 dias com uso de antimicótico. Suar excessivamente ou trabalhar em um ambiente quente e úmido, andar descalço em lugares úmidos, como ginásios, vestiários e chuveiros, má circulação sanguínea e lesões ou infecções nas unhas contribuem para o desenvolvimento da infecção.
Tem como evitar a micose?
1. Secar-se sempre muito bem após o banho, principalmente nas dobras do corpo, como virilhas e dedos dos pés.
2. Evitar andar descalço em locais que sempre estão úmidos, como vestiários, saunas e lava-pés de piscinas.
3. Não ficar com roupa molhada por muito tempo.
4. Não usar calçado fechado por longo período.
5. Evitar roupa quente e justa e aquela feita em tecido sintético.
Pano Branco
O pano branco, ou ptiríase versicolor, é um tipo de micose que muita gente acha que tem relação com a praia, mas na verdade não tem. Para começar, ele não é contagioso. Ele é causado por um fungo que temos no couro cabeludo. Como no verão a pele fica mais oleosa, ela fica mais propícia para o fungo. Ele não penetra na pele, mas se alimenta da queratina e por isso inibe a formação da cor. Para tratar, recomenda-se shampoo antimicótico por um mês. Apesar do nome pano branco, nem sempre as manchas ficarão brancas. Isso depende da cor da pele de cada um.