Piratini mantém plano de retomar cogestão, mas deve endurecer bandeira vermelha

10/03/2021
Fonte: GZH

Fonte: GZH

Em meio ao agravamento ininterrupto da pandemia ao longo das últimas semanas, o governo do Estado mantém a perspectiva de reativar o modelo de cogestão a partir de 22 de março. O sistema — que foi suspenso há duas semanas — permite aos prefeitos definirem flexibilizações nos protocolos do distanciamento controlado.

Na prática, a cogestão permite que os municípios adotem regras mais brandas do que aquelas da classificação definida pelo Piratini. Assim, se uma cidade é classificada em bandeira preta, pode optar por usar os protocolos da bandeira vermelha. Como contrapartida à possível retomada da cogestão, o governo do Estado também estuda o endurecimento das regras da bandeira vermelha. A ideia é dar algum fôlego para os setores econômicos, sem, contudo, permitir que a situação volte à realidade de três semanas atrás.

— Pela análise dos dados, o Estado continuará em bandeira preta por algumas semanas ainda, para além do dia 22 de março. É possível que a cogestão volte após o dia 21 de março, é com essa lógica que trabalhamos, mas ela pode vir acompanhada de mudanças nos protocolos da bandeira vermelha, no sentido de que a margem de ajustes dos municípios fique mais restrita — disse o governador Eduardo Leite em entrevista coletiva no evento Tá na Mesa, promovido pela Federasul, nesta quarta-feira (10). — A gente sabe que tem um limite da possibilidade econômica também — completou.

O governador reafirmou ainda que a suspensão geral de atividades entre 20h e 5h será mantida até o final do mês. A medida entrou em vigor no final de fevereiro e é válida para todo o Rio Grande do Sul, independentemente da cor da bandeira vigente na região.


› Compartilhe

  • JDI digital

COLUNAS

Ruminações poéticas

Ruminações poéticas

Pitter Ellwanger   12/08/2022

Playlist #54

Playlist #54

Pitter Ellwanger   12/08/2022

Ruminações ranzinzas

Ruminações ranzinzas

Pitter Ellwanger   05/08/2022

FOTOS DO DIA

Sentinela – De olhar atento a todos os movimentos (Foto: Octacílio Freitas Dias)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2022, Todos os direitos reservados Agência Vela