Cuidados necessários para prevenir incêndios na cozinha de casa

10/09/2025
Treinamento contra fogo realizado pelos bombeiros (Foto: Divulgação / Bombeiros)

Treinamento contra fogo realizado pelos bombeiros (Foto: Divulgação / Bombeiros)

Um simples descuido na cozinha, uma instalação elétrica antiga ou o uso inadequado de um eletrodoméstico. Em menos de um minuto, qualquer uma dessas situações corriqueiras pode se transformar em um incêndio devastador, colocando vidas e patrimônios em risco.

O Jornal Dois Irmãos conversou com a soldado do Corpo de Bombeiros de Dois Irmãos Helen Lopes Nunes, que reforçou a importância fundamental da prevenção como a primeira e mais eficaz barreira contra incêndios. “Hoje em dia, quando falamos de prevenção de incêndio, a primeira coisa que vem à mente é a conscientização que devemos semear dentro da comunidade. A prevenção salva vidas, e costumamos dizer que o incêndio ocorre onde a prevenção falha”, afirmou a soldada.

Ela define um incêndio como “o fogo fora do controle humano”, e por isso destaca que a prevenção é primordial para garantir que as pessoas saibam como evitar riscos antes que o sinistro ocorra. De acordo com a militar, os acidentes domésticos são frequentes e têm causas simples e evitáveis. “Esquecimento de panelas e utensílios no fogão ou forno, acidente com óleo quente, usar a jarra elétrica para outros fins que não seja para aquecer a água, instalações elétricas irregulares, antigas ou sobrecarregadas, superaquecimento do cano da lareira devido ao acúmulo de resíduos, manutenção inadequada da lareira ecológica são alguns exemplos comuns”, enumerou.

A velocidade com que uma situação foge do controle é assustadora. Helen alerta que em segundos um óleo superaquecido ou um curto circuito possui a capacidade de inflamar em menos de 1 minuto, e em cerca de 3 a 5 minutos tomar um cômodo por completo.

 

Como agir em caso de sinistro

Diante do princípio de fogo, a soldado Helen prescreve uma sequência de ações cruciais. “Primeiramente manter a calma para ligar para o socorro, dando o máximo de detalhes possíveis da localização para que os bombeiros cheguem com o máximo de brevidade. Desligar a energia e tentar controlar as chamas iniciais com extintor, se houver”, orienta.

Ela enfatiza a necessidade de acionar o Corpo de Bombeiros imediatamente pelo telefone 193 e adverte as pessoas: “Jamais se colocar em uma situação de risco se a situação estiver fora de seu controle”.

Um dos erros mais perigosos e comuns em casos de incêndio na cozinha é tentar apagar o fogo com água. “Nunca se deve jogar água sobre o óleo em chamas, pois a reação do óleo quente com a água causa uma reação de explosão do fogo, o que pode causar queimaduras graves”. Ela também alertou sobre outra prática perigosa. “Também não se deve carregar a panela em chamas até fora de casa, pois o risco de espalhar o fogo é grande”.              

O procedimento correto para conter uma panela com óleo em chamas é, segundo a especialista, desligar o fogo imediatamente e tampar o recipiente com uma tampa metálica, “a fim de cortar o suprimento de oxigênio que alimenta o fogo”, conclui Helen.


› Compartilhe

  • assinatura digital

COLUNAS

SOCORRO!

SOCORRO!

Opinião   15/08/2025

FOTOS DO DIA

Calor e sensação de abafamento marcam a semana (Foto: Octacílio Freitas Dias)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2025, Todos os direitos reservados Agência Vela