Dois Irmãos intensifica combate ao mosquito da dengue com instalação de armadilhas

12/05/2025
(Fotos: Divulgação / PMDI)

(Fotos: Divulgação / PMDI)

A Secretaria da Saúde e a Vigilância em Saúde de Dois Irmãos iniciaram nas últimas semanas a instalação de Ovitrampas – armadilhas especialmente desenvolvidas para monitorar a presença do mosquito Aedes aegypti, transmissor de dengue, zika e chikungunya. Elas são compostas por um vaso preto contendo água, uma palheta de madeira e um atrativo natural – neste caso, levedura de cerveja.

– Essa combinação atrai as fêmeas do mosquito, que depositam seus ovos na palheta de madeira. Após um período, os agentes de controle de endemias recolhem as armadilhas para análise. O material coletado é cuidadosamente examinado com o auxílio de microscópio, já que os ovos ficam aderidos à palheta. A contagem é feita manualmente, uma por uma, o que permite avaliar a densidade de infestação em cada região. Se constatada uma grande quantidade de ovos, ações mais intensivas de combate aos focos são imediatamente adotadas. A ação envolve a colaboração dos moradores, que autorizam a colocação das armadilhas em suas residências. A meta da Secretaria da Saúde é cobrir todos os bairros, garantindo um monitoramento mais preciso e estratégico da proliferação do mosquito. A iniciativa reforça o compromisso do município com a prevenção e o controle da dengue, e destaca a importância da participação da comunidade nesse enfrentamento. A população pode contribuir evitando o acúmulo de água parada e seguindo as orientações dos agentes de endemias – diz a nota da administração municipal.


› Compartilhe

GALERIA DE FOTOS

FOTOS DO DIA

Calor e sensação de abafamento marcam a semana (Foto: Octacílio Freitas Dias)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2025, Todos os direitos reservados Agência Vela