(Foto: Divulgação)
Com o objetivo de concentrar, de forma especial, o trabalho pedagógico em música desenvolvido pelo Instituto Ivoti desde sua fundação, no ano de 2003 foi criada a Associação Pró-Cultura e Arte Ivoti - Ascarte. Entre as atividades desenvolvidas estão a manutenção de cursos de música coral e instrumental para jovens de Ivoti e de cidades vizinhas e a promoção de concertos e apresentações de seus alunos.
Atualmente, a Ascarte desenvolve um trabalho que começa com aulas individuais e grupais de instrumento, passando por aulas de teoria musical, coros, além de três orquestras e de um Grupo de MPB. Entre as orquestras, a Camerata Ivoti representa a culminância em termo da música orquestral dentro do projeto. Criada em 1994, a Camerata Ivoti tem atualmente 14 integrantes, entre alunos adiantados do projeto de música da Ascarte e professores. A dedicação e o amor à música reúnem o grupo em torno de objetivos que vão do aprimoramento técnico e artístico ao desenvolvimento de uma consciência crítica em relação à realidade cultural da região e do país. Constituída basicamente de instrumentos de cordas, sua música cativa e encanta o público. A Camerata Ivoti, atualmente sob a coordenação da professora Isabel Wiebke, leva música, cultura, alegria e diversão para horizontes que atravessam continentes. De 1994 até hoje, a Camerata Ivoti já realizou sete turnês pela Europa, além de apresentações em países sul-americanos, outros estados brasileiros e em espaços como Teatro Feevale, Teatro São Pedro, abertura e apresentações em inúmeros eventos, concertos didáticos e feiras do município.
Atualmente, a Ascarte oferece aulas de Flauta Transversal, Flauta Doce, Contrabaixo Acústico, Piano, Violino, Viola, Saxofone, Clarinete, Bateria, Coro Juvenil e Adulto. Os instrumentistas têm também a chance de integrar três diferentes orquestras: Prelúdio, Sinfônica Jovem Ivoti e Camerata Ivoti, evoluindo através delas de acordo com o seu desenvolvimento técnico.
A lista de eventos a que o Instituto Ivoti/Ascarte já compareceu é longa. Considerando todos os seus grupos e coros, somente no ano de 2018 foram 100 apresentações, atingindo um público estimado de 23.756 pessoas. Além disso, a Ascarte tem se destacado como polo de cultura regional ao organizar e receber concertos, apresentações, exposições de artes e eventos, sempre abertos para toda a comunidade. Os resultados obtidos por meio do trabalho da Ascarte vão do desenvolvimento da sensibilidade artística e musical à formação de platéia, facultando a estudantes e comunidade o acesso a diversas oportunidades de enriquecimento estético-cultural.