Farmabel e Lions farão teste de glicemia gratuito nesta quinta

13/11/2019
Ação ocorre das 8h às 11h

Ação ocorre das 8h às 11h

Nesta quinta-feira, 14 de novembro, é Dia Mundial do Diabetes. Uma parceria entre Lions Clube Dois Irmãos Portal da Serra e Farmabel vai proporcionar o teste de glicemia ou teste da fitinha gratuitamente, das 8h às 11h, na própria farmácia (Av. 25 de Julho, 575, Centro). Vale lembrar que para fazer o teste é necessário jejum de 8 horas.
O Brasil é o quarto país com maior número de diabéticos do mundo, segundo o International Diabetes Federation (IDF), com 13 milhões de casos, ficando atrás de China (114 milhões), Índia (quase 73 milhões) e Estados Unidos (30 milhões). Cerca de 6,9% da população brasileira é diabética e o número cresce a cada ano, uma vez que, pela falta de controle glicêmico dos pacientes, 50% dos diabéticos desconhecem o diagnóstico.  


SAIBA MAIS
Diabetes Mellitus é uma doença do metabolismo da glicose causada pela falta ou má absorção de insulina, hormônio produzido pelo pâncreas. A ausência total ou parcial desse hormônio interfere não só na queima do açúcar como na sua transformação em outras substâncias (proteínas, músculos e gordura).
Diabetes tipo 1 - A produção de insulina do pâncreas é insuficiente, pois as suas células sofrem uma destruição autoimune. Os portadores do tipo 1 necessitam injeções diárias de insulina para manterem a glicose no sangue em valores normais. É mais comum em adolescentes ou adultos jovens.
- Principais sintomas: vontade de urinar diversas vezes, fome frequente, sede constante, fraqueza, nervosismo, alteração visual (visão embaçada), mudança de humor, náusea e vômito.
- Causas: Não se tem certeza das causas do diabetes do tipo 1, logo, ele não tem como ser prevenido.
Diabetes tipo 2 - É o tipo mais comum, na qual o pâncreas diminui a produção de insulina e/ou a insulina produzida não é bem usada pelo organismo (resistência insulínica). Ocorre após os 40 anos de idade, embora hoje se veja com maior frequência em jovens, devido aos maus hábitos alimentares, sedentarismo e estresse.
- Principais sintomas: infecções frequentes, alteração visual (visão embaçada), dificuldade na cicatrização de feridas, formigamento nos pés, furúnculos.
- Causas: obesidade (inclusive a infantil), hereditariedade, sedentarismo, hipertensão, níveis altos de colesterol e triglicerídeos, medicamentos, como os à base de cortisona; idade acima de 40 anos, estresse emocional. 


DICAS DE PREVENÇÃO
- De 30 a 40 minutos de exercício físico cinco dias por semana, como uma caminhada, e cuidados na dieta podem ser suficientes para prevenir o diabetes ou complicações de saúde para quem já sofre da doença. 
- Há casos de pessoas diabéticas que usam medicamentos que, com exercícios regulares, param de tomá-los. 
- Dicas que podem ajudar você a não ter diabetes: pratique exercícios físicos regularmente; alimente-se de forma saudável, comendo frutas, verduras, legumes e grãos; evite comer frituras; mantenha seu peso em nível adequado; evite bebidas alcoólicas; consulte seu médico regularmente.


› Compartilhe

  • JDI digital
  • doação de sangue

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela