(Foto: Divulgação / PMMR)
A realização do pré-natal representa papel fundamental na prevenção ou na detecção precoce de patologias tanto maternas como fetais, permitindo um desenvolvimento saudável do bebê e reduzindo os riscos da gestante. Pensando nisso, a Secretaria Municipal de Saúde, Assistência Social e Meio Ambiente de Morro Reuter oferece um cuidado a mais. Aquelas gestantes que cumprirem com os requisitos do Programa Previne Brasil, do Ministério da Saúde, recebem uma bolsa com itens que auxiliam na saúde de mamãe e bebê.
Para receber a bolsa, a primeira consulta de pré-natal precisa acontecer até a 12ª semana de gestação, é necessário realizar os testes rápidos logo no início da gravidez, fazer pelo menos seis consultas durante toda gestação e realizar pelo menos uma consulta odontológica no período. A bolsa é entregue na penúltima consulta. Hoje, são 12 gestantes acompanhadas no município.
O QUE VEM NA BOLSA
Entre os itens que compõem a bolsa estão fralda para recém-nascido, shampoo, sabonete líquido, óleo para mamas, absorvente, álcool em gel e líquido, algodão, cotonete, termômetro e máscara. “Pensamos nesse material como sendo um acolhimento, um cuidado com higiene e conforto da mãe e do bebê, e, também, um estímulo para o acompanhamento da gestação”, diz a secretária Ana Paula Viebrantz. O propósito do programa é garantir que a gestação seja tranquila e, caso detectada alguma alteração, que seja tratada de imediato garantindo a saúde da mãe e do bebê.