Gabinete de Gerenciamento de Crise tem reunião sobre coronavírus

17/03/2020
(Divulgação / PMDI)

(Divulgação / PMDI)

Em reunião do Gabinete de Gerenciamento de Crise (foto), nesta segunda-feira (16), a prefeitura de Dois Irmãos decidiu adiar temporariamente eventos culturais e esportivos de maior proporção, que aglomeram grande público. A medida é para prevenção ao novo coronavírus (Covid-19) e será reavaliada no dia 15 de abril.
Apesar dos transtornos, a prefeita Tânia da Silva entende que, neste momento, o mais importante é zelar pela saúde e bem-estar de todos. “A medida está sendo adotada por tempo indeterminado para prevenir os riscos de transmissão direta do Covid-19. O município está tomando as decisões a partir de evidências científicas e técnicas informadas pelo Ministério da Saúde”, comentou Tânia. Na educação, as aulas na rede municipal estão mantidas por enquanto. “As medidas podem ser revistas diariamente e poderão ter alterações a qualquer momento”, observou a prefeita. 
Está sendo elaborado um Decreto e Plano de Contingência Municipal, baseados no quadro epidemiológico, para que não ocorra a propagação de forma desordenada do vírus.


EVENTOS ADIADOS
No momento, estão adiados dois eventos que devem ser realizados no segundo semestre: Piquenique Noturno, no Parque Romeo Benício Wolf, previsto para o próximo dia 28; e A Doce Magia da Páscoa – Caça ao Ninho, na Praça do Imigrante, previsto para o dia 4 de abril. Por enquanto, os jogos do futebol sete estão mantidos. Também seguem abertas as inscrições da Caminhada Pelos Caminhos da Colônia de Dois Irmãos – XIX Durch die Strassen der Kolonie.


QUEM FAZ PARTE DO GABINETE
O Gabinete de Gerenciamento de Crise é formado pelas seguintes pessoas: prefeita Tânia da Silva, vice-prefeito Jerri Meneghetti, secretários Afonso Bastian (Saúde), Denise Maldaner (Educação) e Edson Luis Maicá Severo (Agricultura, Indústria, Comércio e Turismo); Anelise Steffen (chefe do Departamento de Saúde), Otávio Augusto da Silveira Costa (médico veterinário e responsável pelo controle epidemiológico), Maristane Strada (médica e coordenadora do Programa de Saúde) Paulo Strada (médico e diretor técnico da rede municipal de saúde), Melissa Pereira Bolson (enfermeira e coordenadora de imunizações), Maria Elena Scherer Engelmann (chefe de gabinete) e Leonardo Boufleur (assessor de imprensa).


RECOMANDAÇÕES
Se apresentar sintomas (somente casos graves) e tiver histórico de viagens:

- Evitar sair de casa por 14 dias
- Se precisar consultar, procurar seu médico ou sua Unidade Básica de Saúde (UBS) e casos mais graves na Emergência 24h
- Intensificar hábitos de higienização
- Lavar bem as mãos frequentemente com água e sabão e/ou usar álcool gel
- Evitar levar as mãos aos olhos, nariz e boca
- Procure a Emergência 24h (somente casos graves)
Se viajou e não apresenta sintomas:
- Evitar sair de casa por 7 dias
- Intensificar hábitos de higienização
- Não deve ir a UBSs, Emergência 24h e hospitais (somente casos graves)
Se não viajou e não apresenta sintomas:
- Intensificar hábitos de higienização


› Compartilhe

  • doação de sangue
  • JDI digital

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela