Mundo vive apartheid de vacinas contra Covid-19, diz diretor da OMS

18/05/2021
Fonte: G1

Fonte: G1

A distribuição desigual de vacinas contra Covid-19 entre países ricos e pobres provoca um apartheid, segundo o diretor da Organização Mundial de Saúde, Tedros Adhanom. “Acho que irei um passo adiante e direi que não apenas o mundo está sob o risco de um apartheid de vacinas, o mundo já está em um apartheid de vacinas. Como vocês sabem os países de alta renda respondem por 15% da população mundial, mas têm 45% das vacinas, e os de rendas média e baixa somam quase metade da população mas recebem apenas 17% das vacinas mundiais, então a lacuna é realmente enorme”, disse Adhanom em entrevista coletiva nesta segunda-feira (17).

Até a semana passada, mais da metade das doses aplicadas globalmente haviam sido administradas apenas nos Estados Unidos e na China. Mais de 1,2 bilhão de doses tinham sido aplicadas em todo mundo, sendo que 80% das aplicações foram realizadas em países de renda alta e renda média para alta, que incluem nações da Europa e também Brasil e México. No continente africano como um todo, por outro lado, tinham sido pouco mais de 20 milhões de imunizantes — menos de 2% do percentual global. Um dado alarmante é que até 5 de maio quase 10 países e territórios da África ainda não tinham recebido nenhuma vacina, de acordo com informações da União Africana, entre eles Tanzânia, Madagascar e Burkina Faso.


› Compartilhe

  • JDI digital
  • doação de sangue

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela