Fonte: Época Negócios
Com o gol que marcou contra a Itália, no terceiro jogo do Brasil na Copa do Mundo de Futebol Feminino, Marta se tornou a maior goleadora de todas as Copas, entre homens e mulheres. Os pés que jogaram a bola na rede, no entanto, vestiam chuteiras sem marca. No lugar do logo, duas faixas com um degradê de rosa e azul, símbolo da campanha Go Equal, que defende a equidade de gênero no esporte. O movimento, recém criado pela jogadora em parceria com uma agência de publicidade, é fruto de uma dura realidade: Marta, eleita por 6 vezes a melhor jogadora de futebol do mundo, está sem nenhum patrocinador de material esportivo.
Até julho de 2018 a artilheira brasileira vestia chuteiras Puma, mas com a aproximação do vencimento do contrato a marca ofereceu, segundo Marta, um valor bem abaixo do que costumava pagar à atleta e, por isso, ela recusou a renovação. “O que foi proposto foi bem abaixo do que eu recebia, bem menos, menos da metade. A gente achou por bem não renovar. Era muito abaixo do que a gente vê no futebol masculino. Resolvemos fazer isso então. Mais uma oportunidade de lutar pelos nossos direitos.”, disse a atleta em entrevista ao Globoesporte.com.
A Puma patrocina 79 jogadoras de diferentes países, incluindo a atual melhor jogadora do mundo, a norueguesa Ada Hegerberg. Na seleção brasileira, veste oito atletas: Formiga, Ludmila, Monica, Tamires,Thaisa, Leticia Santos, Barbara e Raquel. Mais que a Nike que patrocina, na seleção brasileira, Andressa, Andressinha, Bia e Debinha, e fora dela, outras 35 atletas de 13 seleções. Já a Adidas, patrocinadora oficial da Copa Feminina, tem contrato firmado com cerca de 40 atletas e foi a única a dar um pronunciamento favorável após a bandeira levantada por Marta. O diretor-geral da Adidas no Brasil, Frederic Serrant, já disse que patrocinar Marta é uma opção a ser considerada pela marca, mas até o momento nada mudou.
Enquanto isso, a maior jogadora do Brasil segue levantando a bandeira da #goequal, iniciativa lançada no dia do jogo do Brasil contra a Austrália que faturou em menos de uma semana mais de 61 mil seguidores. Ganha espaço ainda patrocinadores para além do universo esportivo, como a marca de maquiagem Avon, fabricante do batom que a jogadora usava quando marcou o 17º gol de sua carreira em copas e bateu o recorde mundial.