Aula inaugural é dia 26 de agosto no ECAM
A Associação de Amigos do Patrimônio Histórico e Cultural de Dois Irmãos, prefeitura e Ministério da Cultura lançam o projeto ‘Lembranças Daqui’, uma iniciativa inovadora que visa valorizar e preservar a cultura local através do artesanato e das artes populares. O projeto, financiado pela Lei Paulo Gustavo, tem o apoio do Espaço Cultural Antiga Matriz (ECAM) e a gestão cultural e produção executiva da Imago Produtora.
‘Lembranças Daqui’ é voltado para a qualificação de artesãos, artistas populares e demais interessados em produzir artesanato de referência cultural. A proposta é não apenas fortalecer a economia criativa local, mas também resgatar e promover a identidade cultural de Dois Irmãos através de produtos que carreguem consigo as tradições e memórias da comunidade.
A aula inaugural do projeto está marcada para o dia 26 de agosto (segunda-feira), às 18h30min, no ECAM. A partir do dia 2 de setembro, terão início os encontros quinzenais do curso, com cerca de 4 horas de duração, sempre durante as tardes. A coordenação pedagógica estará a cargo de Celi Teresinha Reinhardt, profissional reconhecida por sua atuação no campo da cultura e educação.
O projeto inclui oficinas, palestras e atividades práticas, que serão realizadas ao longo dos próximos meses, com o objetivo de capacitar os participantes a desenvolverem produtos artesanais que possam ser reconhecidos pela sua originalidade e valor cultural. Além disso, a iniciativa busca criar uma rede de colaboração entre os artesãos locais, promovendo a troca de conhecimentos e experiências.
A expectativa é que o ‘Lembranças Daqui’ impulsione o turismo cultural na região e contribua para a criação de novas oportunidades econômicas para os moradores. É uma resposta ao crescente interesse pela valorização da cultura local e pelo fortalecimento do artesanato como expressão autêntica de uma comunidade.
Artesanato de referência cultural
O artesanato de referência cultural é aquele resultante de uma mediação planejada de artesãos e designers no artesanato tradicional. Tem como objetivo qualificar e diversificar os produtos artesanais, através da melhoria dos processos de fabricação e a adequação desses produtos ao mercado, porém, respeitando e preservando seus traços culturais.
Os produtos artesanais de referência cultural são, em sua maioria, produtos de qualidade e representatividade formais, que reportam às referências culturais. Organizados em coleções ou famílias, como jogos de escritórios ou conjuntos para refeições, possuem etiquetas de contextualização explicativas de sua origem e modos de produção. São produtos direcionados ao mercado consumidor, atendendo a demandas identificadas anteriormente, através de estudos junto ao mercado.