(Foto: Divulgação / PMDI)
Com o ingresso de três novos patrocinadores, o projeto de captação de recursos por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura (LIC/RS), elaborado por Dois Irmãos para restauro do Museu Histórico Municipal, atingiu R$ 1,3 milhão de apoio, ultrapassando o valor mínimo para movimentar o projeto.
A confirmação aconteceu no início deste mês com a participação de Grupo Herval, Grupo GG10, Kinei Calçados e Confecções, e com o incremento do incentivo da Calçados Pegada, que junto com a Killing S.A Tintas e Adesivos e o Grupo Panvel já haviam confirmado participação na iniciativa.
No último dia 9, a chefe do Departamento de Cultura, Elisandra Bremm, e o diretor da produtora Simples Assim, Daniel Henz, responsável pelo planejamento cultural do projeto, já se reuniram com a empresa selecionada e aprovada no momento da inscrição do pedido de recursos junto à Secretaria Estadual da Cultura (Sedac). Do encontro, ficou ajustado o início das obras para janeiro de 2025.
Entusiasmada com a confirmação dos patrocínios, Elisandra agradeceu pelo apoio das seis empresas e destacou que ainda é possível mais empresas participarem do projeto, que tinha o prazo final de captação previsto para outubro e foi prorrogado pelo Estado até abril de 2025 em razão das enchentes no RS.
– Estamos realmente muito felizes e gratos com a decisão das seis empresas de investir na preservação do Museu de Dois Irmãos, que preserva uma grande parte da história da nossa comunidade e do município, e que neste ano completou 35 anos – comentou a dirigente cultural. – Vamos seguir apresentando o projeto do Museu para outras empresas apoiarem a restauração e assim viabilizar a execução total do projeto, que é um presente extraordinário para o museu e para Dois Irmãos – completou.
Elisandra esteve recentemente no museu, acompanhada do Secretário de Desenvolvimento Econômico, Edson Maicá, e da colega do Departamento de Cultura Isadora Schommer, compartilhando a notícia com a servidora Bruna Dias de Azevedo, que atende diariamente no local (foto).
SAIBA MAIS
A confirmação dos patrocínios foi muito importante, pois conforme as regras da Lei de Incentivo, projetos de preservação do patrimônio precisam captar 50% do total para poderem iniciar as obras. Aprovado para captar R$ 1.938.795,00, valor estimado para as obras de restauração completa da casa construída na primeira metade do século XIX, o projeto dois-irmonense dependia desses novos aportes.
Além de seguir divulgando o projeto para mais empresas apoiarem o restauro, o Departamento de Cultura já está planejando a mudança do acervo do museu. As mais de 5 mil peças, das exposições permanentes e do arquivo, serão transferidas para a Casa Konrath, conhecida como ‘Casa Rosa’, que fica bem próxima ao museu, também na Avenida São Miguel, onde funciona o Núcleo de Apoio às Escolas (NAE).