Fonte: Globo Esporte
A Fifa marcou para 17 de dezembro o dia da cerimônia do Fifa The Best 2020. Em virtude da pandemia da covid-19, o evento será virtual, em “circunstâncias especiais”, conforme comunicado divulgado pela entidade em seu site oficial nesta sexta-feira. A Fifa destacou que é importante homenagear tais conquistas num ano extraordinário em que houve “uma combinação de trabalho árduo e solidariedade” para que o “futebol tenha sido uma fonte rara de conforto e alegria para muitos”. A votação terá início na próxima quarta-feira, dia 25, e terminará em 9 de dezembro.
Estes serão os prêmios entregues pela Fifa na cerimônia:
– Melhor jogadora
– Melhor jogador
– Melhor treinador do futebol feminino
– Melhor treinador do futebol masculino
– Melhor goleira
– Melhor goleiro
– Fifa FIFPro World 11 masculino
– Fifa FIFPro World 11 feminino
– Fair Play
– Puskás
– Fan Award
Há uma novidade na eleição deste ano: os melhores goleiros (masculino e feminino) também serão escolhidos por atletas, técnicos, jornalistas e torcedores, e não apenas por um painel especializado. No masculino, o grande favorito a levar o prêmio de melhor jogador é o polonês Robert Lewandowski (foto), do Bayern, que já foi eleito o melhor da temporada 2019/20 pela Uefa e terminou como artilheiro do Campeonato Alemão, Liga dos Campeões e Copa da Alemanha. O mesmo vale para a dinamarquesa Pernille Harder, do Chelsea e ex-Wolfsburg, no feminino. Na temporada passada, a premiação aconteceu em setembro e elegeu Messi como o grande craque.
O The Best será o único grande prêmio individual a ser concedido em 2019/20, uma vez que a Bola de Ouro, outro tradicional troféu, da revista France Football, optou pelo cancelamento neste ano. Os diretores da premiação indicaram que “um ano tão único não poderia ser tratado como um ano comum”.