Obras de reforma da cozinha foram suspensas
Diante da pandemia, a Associação dos Voluntários do Hospital São José de Dois Irmãos suspendeu o início das obras de reforma da cozinha da casa de saúde, marcado para o dia 6 de abril. De acordo com a presidente do grupo, Neusa Meurer Hansen, todo o recurso disponível na conta do grupo será resguardado, para, em caso de emergência, ser investido na compra de equipamentos e materiais para a saúde, necessários no atendimento de pessoas com suspeita ou diagnosticadas com o coronavírus.
Segundo Neusa, pelo menos dois pedidos de materiais como máscaras N95, gorros, aventais descartáveis e luvas descartáveis já foram realizados pelos voluntários, totalizando um investimento de aproximadamente R$ 10 mil. “Estes materiais poderão ser utilizados em toda a rede pública de saúde, incluindo Unidades Básicas de Saúde, Posto 24H e hospital”, destaca a presidente, reforçando que o valor que a Associação tem em caixa foi conquistado com a ajuda de toda a comunidade. “O mais importante agora não são as obras, mas a saúde dos profissionais que atuam na linha de frente e pacientes”, completa.
O grupo também está mobilizado para a compra de mais um respirador. Atualmente, de acordo com o Secretário da Saúde Afonso Bastian, o município conta com quatro respiradores, sendo dois no Posto 24H e dois no hospital, um deles adquirido pelos voluntários. Segundo Afonso, a administração municipal também está tentando alugar estes equipamentos. Ainda conforme o secretário, a prefeitura também já fez um pedido de mil máscaras N95, um investimento de R$ 40 mil.
Mobilização
Pessoas da comunidade também estão mobilizadas para arrecadar recursos para aquisição de equipamentos e materiais para a saúde. A conta que está sendo disponibilizada é a da Associação dos Voluntários (Banco Cooperativo Sicredi/ Agência: 0101 - Conta corrente: 98875-5 - Titular: Associação de Voluntários do Hospital São José de Dois Irmãos - CNPJ: 27.746.480/0001-90). Pode ser doado qualquer valor em dinheiro.