Tetra gaúcho aumenta soberania do Grêmio e endossa plano de Tiago Nunes

24/05/2021
Fonte: ge

Fonte: ge

Ao suceder o maior ídolo da história do Grêmio, Tiago Nunes tinha uma missão ingrata. Carregou um peso que parece não causar problemas neste início da caminhada. Ainda sem conhecer as agruras da derrota, o técnico empatou o Gre-Nal em 1 a 1 neste domingo e garantiu o tetra do Gauchão. Deu continuidade à soberania gremista.

O quarto título gaúcho veio com uma atuação sóbria, consistente e pensada especificamente para o contexto de decidir com a vantagem da vitória no primeiro jogo. E contra um rival que ia tentar ficar com a bola. Endossou o início de trabalho de Tiago Nunes em uma transição bem mais tranquila do que poderia ocorrer.

— São pouquíssimas equipes no Brasil que têm trabalho tão longevo quanto o do Renato no Grêmio. Nosso papel, humildemente, é dar sequência ao trabalho vencedor. Plantamos nossas oportunidades, jogo a jogo e dia a dia buscamos o respeito do torcedor. No caminho correto, que hoje se valida pela conquista do tetra, mas com a tranquilidade que tem muita coisa pela frente — apontou Tiago Nunes.

O clube passou por um momento ruim no início de 2021, que resultou justamente na chegada de Tiago. Do vice-campeonato da Copa do Brasil até a saída de Renato, o Tricolor viveu dias conturbados. A ausência da figura do maior ídolo para administrar o momento inspirava cuidados. Mas o novo comandante rapidamente dominou o ambiente. Vitória atrás de vitória, tranquilizou as coisas para conseguir colocar a sua cara no Grêmio. O Gre-Nal foi exemplo disso.

— Você chega em um ambiente que é bem recebido, valorizado, que as pessoas querem você ali, você chega no seu potencial máximo. A gente chega de manhã cedo e sai de noite. Não pela carga horária, mas sim porque tem prazer de fazer parte do clube. Antes de qualquer tipo de avaliação, passa pelo sentimento de contribuir. É o que transmitimos aos atletas — apontou o treinador.

 

Gol do título

No jogo decisivo, o time entrou com a estratégia de dar campo ao Inter e tentar usar a velocidade pelos lados, embora tenha em determinados momentos marcado com seis jogadores no campo do rival. Como disse Tiago Nunes, induziu o adversário a avançar, até porque essa já seria a ideia do outro lado.

O gol saiu justamente em um contra-ataque com Ferreira após cobrança de falta do Inter no campo ofensivo. Como imaginou o treinador. Matheus Henrique iniciou o contra-ataque e deu para Diego Souza, que acionou Ferreira. Poucos toques e efetividade no lance. Isso só iria se acentuar no segundo tempo. As expulsões de Rafinha e Yuri Alberto abriram espaço e deram justamente ainda mais o que o Grêmio queria. Fechou-se atrás, sofreu no sentido de precisar correr atrás do rival, mas foram só duas finalizações sofridas na meta de Brenno além do gol de Dourado, em cobrança de falta.

O plano funcionou. Não só para o Gre-Nal, mas para o início de trabalho de Tiago Nunes. O treinador conseguir administrar perfeitamente a arrancada, com direito a oito vitórias consecutivas e o primeiro título da passagem. O tetracampeonato após 33 anos significa o sucesso de Tiago Nunes em seu passo inicial no Grêmio. Com um mês, foram oito vitórias e um empate e o título gaúcho, além da classificação para a próxima fase na Sul-Americana.

 

Próximos jogos

O Tricolor agora retoma os treinamentos nesta segunda-feira com a taça na bagagem. O próximo compromisso é na quinta, contra a La Equidad, no Equador, pela Sul-Americana. No fim de semana, a estreia no Brasileirão é contra o Ceará, em Fortaleza.


› Compartilhe

  • JDI digital
  • doação de sangue

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela