
Escola oferta oficina de patinação para alunos do 1º ao 5º ano
Desde setembro de 1984, a Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Rui Barbosa atua em prol da educação das crianças da localidade de Walachai. Atualmente, atende a 78 alunos da Educação Infantil ao 5º ano do Ensino Fundamental.
De acordo com a diretora Patrícia Wobeto, que atua na direção ao lado da Coordenadora Pedagógica Silvia Backes, a Rui Barbosa conta com 11 professores e mais quatro profissionais, entre alimentação, limpeza e secretaria.
A escola conta com quatro salas de aula, biblioteca, sala de artes, pátio interno e externo, ginásio e sala de informática. No Contraturno, proporciona aos alunos atividades de dança alemã, patinação, teatro, danças aéreas, flauta e violino.
Fazendo jus à referência de cidade leitora, a diretora Patrícia reforça as atividades e ferramentas que incentivam a leitura na escola. “Temos a Biblioteca Carlos Urbim, na qual as crianças fazem trocas de livros semanais. Oferecemos, assim, a oportunidade de aumentar seu repertório e incentivar a leitura entre as famílias”, diz ela, destacando, também, a utilização da plataforma digital Elefante Letrado.
“Ambiente inclusivo com respeito às diferenças”
De acordo com a diretora Patrícia, a escola busca, diariamente, aplicar “metodologias inovadoras de ensino, reforçar o planejamento em equipe, integrar-se com a comunidade e exercer a sua responsabilidade social, visando oferecer um ambiente inclusivo, que respeite as diferenças culturais, de gênero e de necessidades especiais”. Segundo nela, o “atendimento às inclusões é, sem dúvida, um dos maiores diferenciais que uma escola pode oferecer”. A diretora cita questões como a adaptação curricular, a formação dos professores, o apoio de uma equipe multidisciplinar, a promoção da empatia e do respeito e o acompanhamento individualizado.
União entre família e escola
Para a Rui Barbosa, a união entre família e escola é fundamental para o desenvolvimento do aluno. “Quando esses dois ambientes trabalham juntos, o estudante recebe um apoio mais completo, tanto no aprendizado quanto nas questões emocionais e sociais. A família reforça valores e hábitos que favorecem o estudo, enquanto a escola contribui com o conhecimento acadêmico. Juntas, essas instituições ajudam a criar um ambiente de motivação e segurança, promovendo o crescimento integral do aluno e garantindo que ele tenha o suporte necessário para enfrentar desafios e se desenvolver plenamente”, destaca Patrícia.
Ex-diretores:
Suleika da Silva
Nicolau Büttenbender
Scheila da Silva
Marileia dos Santos Bohn
Tatiana Vier
Vivian Silver da Silva
Keina Werle
Vanessa Horse
Jaqueline Dieter
Dirce Terezinha Traesel Schneiders
Silvia Backes
(Matéria publicada no Especial Morro Reuter – 33 anos de emancipação)