Doação foi entregue na tarde desta terça-feira
No dia 14 de junho de 2019, vinha ao mundo a pequena Maria Alice Fernandes de Souza, pesando 3,325kg e medindo 48cm. Nascida no Hospital São José, em Dois Irmãos, o bebê veio para completar a felicidade do casal Lucimara Fernandes, de 32 anos, e Alex de Souza, de 33, e dos irmãos Cecília, 7, Braiam, 15, e Poliani, 18.
Unidos, eles já enfrentaram o primeiro desafio. Com um mês de vida, Maria Alice foi diagnosticada com Comunicação Interventricular (CIV), o que, segundo especialistas, é um buraquinho na parede que separa os ventrículos direito e esquerdo do coração, fazendo com que ocorra uma sobrecarga do volume de sangue que vai para os pulmões. Atendida inicialmente no hospital do município, administrado pelo IB Saúde, a criança foi transferida para Porto Alegre cinco dias depois, após esforço da casa de saúde, administração municipal e do vereador Léo Büttenbender, e realizou a cirurgia de correção no dia 28 de agosto, no Hospital Santo Antônio. “Sete dias antes da cirurgia, ela ainda sofreu parada cardíaca”, contou a mãe Lucimara, lembrando a luta diária pela vida da filha. “Cada dia foi uma batalha”, completou.
Com a filha nos braços e o coração mais tranquilo, Lucimara agradeceu a todos pelo atendimento recebido em Dois Irmãos e Porto Alegre. “Só temos a agradecer a todos os médicos e enfermeiros que cuidaram dela ao longo deste tempo. Eles vestiram a camisa”, comentou, contando que Maria Alice ficou internada durante quase 20 dias após a cirurgia.
Festa para comemorar a vida
No último sábado, dia 21, a família realizou uma festa para comemorar a primeira vitória da Maria Alice. O dia especial contou com a presença de familiares e amigos e foi marcado pela solidariedade. Ao invés de presentes, a família sugeriu que cada convidado trouxesse alimentos não perecíveis, para que fossem doados à casa de saúde dois-irmonense. Todos abraçaram a causa e doaram, juntos, 107 kg de alimento.
As doações foram entregues ao hospital já na tarde da última terça-feira, dia 24. “É uma maneira de agradecer pelo atendimento excelente que tivemos e também para motivar outras pessoas a ajudarem também”, finalizou Lucimara.
Família reunida para comemorar: Alex, Cecília, Maria Alice, Lucimara, Poliani e Braiam