Depois de 40 anos, Chico está se despedindo dos dois-irmonenses

29/05/2020
Chico mostra algumas fotos da sua trajetória no esporte local

Chico mostra algumas fotos da sua trajetória no esporte local

São poucos os que não conhecem José Francisco Martins Pereira, popular Chico, um dos precursores das escolinhas de futebol em Dois Irmãos. Depois de 40 anos, ele está deixando a cidade que o acolheu e que aprendeu a amar. Chico vai se mudar neste sábado (30) para Cachoeira do Sul, onde viverá com seus dois filhos adotivos – uma menina de 12 anos e um menino de 10 – e demais familiares.
Na quinta-feira (28), ele esteve no Jornal Dois Irmãos para trazer um texto de despedida e agradecimento à comunidade. “É difícil ir embora; 40 anos é uma vida”, diz Chico, que é natural de Cruz Alta e chegou à cidade no ano de 1980. “Só tenho a agradecer. Cheguei aqui com uma sacolinha, uma camisa, uma calça, um chinelo, um sapato. Não saio rico, mas consegui atingir minhas metas”, completa. Sua vinda a Dois Irmãos se deu através do irmão (já falecido) que trabalhava como mecânico na indústria de calçados Maide. “Meu primeiro emprego foi na antiga Calçados Travesso, onde eu comecei a trabalhar no dia 1º de abril de 1980 no corte balancim”, recorda ele. 
Sujeito boa praça, Chico fez grandes amizades principalmente por conta do futebol. “As primeiras famílias com quem tive contato na cidade foram as famílias Wolf e Boll. Na época, eu também jogava, era centroavante e fazia meus golzinhos. Cheguei a disputar Campeonato Municipal pelo União e também joguei no Veterano B do 7”, conta ele, que ficou conhecido por seu trabalho nas escolinhas. “Comecei no União, junto com o Lui Klein. Depois, eu também trabalhei com a garotada no 7 de Setembro e no Vila Rosa”, relembra o ‘professor’, que no último dia 20 de abril completou 60 anos.


Passado tanto tempo, sair da cidade não é fácil. 
Por isso, Chico decidiu deixar uma mensagem a todos os dois-irmonenses 
com quem conviveu por quatro décadas. Leia a seguir:

– Eu, José Francisco Martins Pereira, popular “Chico”, natural de Cruz Alta (RS), vim para Dois Irmãos em 1980, portanto há 40 anos. Acompanhei o crescimento de Dois Irmãos. Na época, fui um dos primeiros habitantes de cor negra a fixar morada nesta terra de alemães. 
No início, despertei a atenção e a curiosidade de algumas pessoas, mas aos poucos fui adquirindo a confiança de todos. Com muito trabalho e honestidade, consegui criar um bom círculo de amizades. Trabalhei como treinador e professor nas escolinhas de futebol da cidade. Atuei no União, 7 de Setembro e Vila Rosa. Como pioneiro nesta atividade, o objetivo era formar atletas, mas acima de tudo formar “cidadãos e homens de caráter”. Também trabalhei como despachante de trânsito, inicialmente em sociedade com Flavio Müller (Yanes) e depois com escritório próprio. Anos mais tarde, fui trabalhar na iniciativa privada, na Madeireira Herval Ltda., hoje Lojas taQi, onde me aposentei em 2018 e permaneci até abril de 2020.
Mas, como diz o ditado popular: “nem tudo é eterno ou dura para sempre”. Chegou o momento da despedida. Vou fixar residência em Cachoeira do Sul (RS), onde tenho alguns parentes, com os quais pretendo passar o resto da minha existência. Quero agradecer a recepção, o acolhimento e o convívio que tive nesta cidade, desde a minha chegada até o presente momento. Obrigado de coração por tudo o que me proporcionaram nestes 40 anos de convívio e aprendizado. 
“Vielen Dank – Auf Wiedersehn”.


› Compartilhe

  • doação de sangue
  • JDI digital

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela