Fonte: G1 RS
A Secretaria Estadual da Saúde (SES) registrou nesta segunda-feira (28) mais 41 mortes por Covid-19. A maioria ocorreu entre 16 e 27 de junho, exceto quatro, que são de datas anteriores. Com isso, o Rio Grande do Sul chegou a 31.158 vítimas. A média móvel de óbitos ficou em 101 mortes diárias, uma variação de -14% em relação a duas semanas atrás, o que indica estabilidade. Contudo, há uma semana o RS estabilizou entre 100 e 103 vítimas por dia, o que é considerado um patamar muito alto.
A Secretaria também identificou mais 480 pessoas com coronavírus. Assim, o RS tem 1.210.224 de casos desde o começo da pandemia. Do total, 1.162.789 (96%) já passaram do período de incubação do vírus, mas 16.188 (1,4%) seguem em acompanhamento com o coronavírus ativo. A taxa de letalidade é de 2,6%. A média móvel de casos voltou a cair, após um dia de estabilidade, e se manteve abaixo de 4 mil registros diários, com 3,8 mil, em média, nos últimos sete dias. A variação em comparação com 14 dias atrás é de -23%.
Hospitalização
A redução nas hospitalizações é percebida através da taxa de ocupação dos leitos de UTI. Nesta segunda, pouco menos de 83% da capacidade estava ocupada. Porém, este percentual está acima do nível considerado crítico. Durante a tarde havia 2,8 mil pacientes para quase 3,4 mil vagas de tratamento intensivo. Mais uma vez, apenas as regiões Covid de Bagé, Capão da Canoa e Taquara estavam com taxa de internação abaixo do limite considerado adequado. As demais operavam acima do nível crítico ou com superlotação, seja em leitos SUS ou privados.
Vacinação
A vacinação contra a Covid chegou a 40% da população residente no RS. São mais de 4,5 milhões de pessoas que receberam ao menos a primeira dose de algum dos imunizastes, o equivalente a mais da metade dos gaúchos com mais de 18 anos. Por outro lado, cerca de 1,79 milhão de pessoas estão com o esquema vacinal completo. Ou seja, só 16% tiveram a imunização concluída com as duas doses da maioria das vacinas ou com a dose única da Janssen.