Agora já se pode testar Covid-19 em Dois Irmãos

03/06/2020
Por Alan Caldas – Editor

Por Alan Caldas – Editor

A rede privada de saúde de Dois Irmãos já tem condições de realizar exame de Covid-19. O Laboratório Diagnostica adquiriu equipamento, que já está à disposição dos moradores. Leia abaixo a entrevista com a empresária e bioquímica Bianca Bauer Monks (foto), que dá detalhes sobre esse exame.


O que é esse exame?
Bianca
– É um exame de sorologia, que verifica a resposta imunológica do nosso organismo em relação ao vírus. Isso é feito a partir da detecção e dosagem de anticorpos IgG e IgM, em pessoas que foram expostas ao SARS-CoV-2. Para que o teste tenha maior sensibilidade, é recomendado que seja realizado pelo menos 10 dias após o início dos sintomas. Isso se deve ao fato de que produção de anticorpos no organismo só ocorre depois de um período mínimo após a exposição ao vírus.


Como é feita a coleta do material?
Bianca
– No caso da sorologia, o exame é realizado a partir da amostra de sangue do paciente.


Quanto tempo da coleta até o resultado?
Bianca
– O resultado é liberado em até 24 horas, e em casos de urgências, no mesmo dia.


A análise é realizada em Dois Irmãos?
Bianca
– Sim, todas as análises são realizadas na nossa Matriz em Dois Irmãos, através da técnica de Imunoensaio Fluorescente (FIA) para determinação dos anticorpos IgG/IgM contra o SARS-CoV-2.


Qual a precisão do resultado em relação a Covid-19?
Bianca
– Os testes realizados possuem alta sensibilidade e especificidade, no geral, 10x mais alta quando comparados aos testes fluorescentes convencionais e até 100x mais alta comparados aos testes rápidos.


Qual é a importância de se fazer esse exame?
Bianca
– A utilização de testes sorológicos para o diagnóstico da Covid-19 complementa o diagnóstico inicial, baseado em técnicas para a detecção direta do patógeno, como a RT-PCR. A partir dos testes sorológicos é possível identificar pacientes que tiveram contato com o vírus, possibilitando identificar infecções assintomáticas ou com sintomas brandos, negativas em testes anteriores, além de acompanhar a soroconversão do paciente acometido.  Além disso, podem ajudar a revelar a propagação do vírus em residências e comunidade, contribuindo para orientar as medidas de controle de manejo epidemiológico.


Qual o valor do exame?
Bianca
– 240 reais.


› Compartilhe

  • doação de sangue
  • JDI digital

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela