(Fotos: Divulgação / PMDI)
Em setembro, a escola municipal Albano Hansen (Travessão) ingressou no Programa Cooperativas Escolares, uma iniciativa da Fundação Sicredi dedicada à criação de cooperativas com fins educativos. O projeto envolve estudantes do 6º ao 9º ano, que com o apoio de professores desenvolvem suas próprias cooperativas, vivenciando na prática os valores e princípios do cooperativismo.
Atualmente, o município conta com duas cooperativas escolares: a CooperPrima, da escola municipal Primavera, e a recém-fundada CooperHansen, cuja criação oficial ocorreu no dia 17 de setembro, nas dependências da própria escola. A presidência da CooperHansen ficou a cargo da estudante Valentina Filippsen Chitolina, com Isadora Selch como vice-presidente.
O programa, alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, oferece aos jovens a oportunidade de expandir seus horizontes, promovendo inovação, empreendedorismo e estratégias que beneficiam suas comunidades. A Cooperativa Escolar CooperHansen também busca homenagear o legado dos imigrantes alemães que ajudaram a construir Dois Irmãos, incentivando o trabalho colaborativo e participativo na região.
Durante o evento de lançamento, estiveram presentes o prefeito Jerri Meneghetti, o vice-prefeito Juarez Stein, a secretária de Educação, Denise Maldaner, a coordenadora dos programas escolares de Dois Irmãos, Rejani Butzen, o diretor da escola, Nérison Hoffmann, a vice-presidente da Sicredi Pioneira, Heloisa Lopes, a assessora pedagógica do Programa Cooperativas Escolares da Sicredi Pioneira RS, Synára Kél, e a professora coordenadora da cooperativa escolar, Ângela Windmoller.
A secretária de Educação destacou a importância da iniciativa: “A criação da CooperHansen é um passo significativo para o desenvolvimento dos nossos estudantes. Estamos preparando cidadãos mais conscientes, que aprendem não apenas sobre o cooperativismo, mas também sobre a importância da colaboração e do empreendedorismo em suas comunidades. Essa experiência prática é fundamental para formar líderes do futuro”.
Atualmente, 18 estudantes são membros da CooperHansen. Eles se reúnem nas sextas-feiras à tarde, no contraturno das aulas, para discutir projetos e atividades que promovam o cooperativismo entre seus colegas e na comunidade.