
(Foto: Divulgação)
Estão abertas até 12 de setembro as inscrições para a Oficina de Manutenção e Conservação Preventiva de Arte Cemiterial, uma atividade gratuita promovida dentro do projeto cultural Cemitérios Patrimoniais: Preservando Memórias e Materialidades – Etapa I.
– Nossos objetos de estudo serão o Cemitério Evangélico do Centro e o Cemitério Evangélico do Travessão, ambos em Dois Irmãos e tombados pelo município – diz a Mestre em Arquitetura e idealizadora do projeto, Ingrid Arandt. – São locais muito representativos da arte cemiterial produzida nas antigas colônias alemãs, caracterizando-se pelo acervo de lápides esculpidas em pedra arenito – acrescenta.
Em um total de 6 horas-aula (com certificado), serão abordados aspectos como a fundamentação básica para a manutenção, rotinas de conservação preventiva, tipos de materiais mais adequados e práticas que devem ser evitadas para evitar a deterioração das lápides, mesmo quando a intenção é preservar.
– O foco é mostrar à comunidade formas de garantir a preservação do acervo e sua transmissão para as futuras gerações – reforça Ingrid.
As inscrições podem ser efetuadas pelo link even3.com.br. A oficina ocorrerá no dia 13 de setembro, das 9h às 16h, nas dependências da IECLB Dois Irmãos (Av. São Miguel, nº1339), com demonstração prática no Cemitério Evangélico do Centro e visita guiada ao Cemitério Evangélico do Travessão. Em caso de chuva, as atividades ficarão apenas em espaço fechado.
Os trabalhos serão ministrados pelo Mestre em Arquitetura Jorge Luís Stocker Júnior e pela conservadora-restauradora Flávia Duque-Estrada.
O Projeto Cemitérios Patrimoniais: Preservando Memórias e Materialidades – Etapa I tem financiamento da Secretaria da Cultura do Estado do Rio Grande do Sul – SEDAC/RS (Sistema Estadual Unificado de Apoio e Fomento às Atividades Culturais – Pró-Cultura RS), através dos recursos descentralizados da Lei Complementar nº 195, de 8 de julho de 2022, Lei Paulo Gustavo (LPG). Além de Ingrid Arandt e Jorge Luís Stocker Jr., o Doutor em História Cristiano Enrique de Brum atua nas principais atividades do projeto. Mais informações podem ser obtidas em @cemiterios.patrimoniais.