Secretária analisa momento da pandemia, com recorde de atendimentos em janeiro

09/02/2022
Segundo Júlia, 2.826 pessoas procuraram atendimento por síndrome gripal

Segundo Júlia, 2.826 pessoas procuraram atendimento por síndrome gripal

A secretária da Saúde Dois Irmãos, Júlia Lopes de Oliveira, respondeu a algumas questões encaminhadas pela redação do JDI sobre a pandemia de Covid-19. O município teve recorde de atendimentos no mês de janeiro, mas com baixíssimos casos de internação e óbitos.

 

Como analisa o momento da pandemia em Dois Irmãos?

Júlia – Não há como negar que vivemos tempos de incerteza e nos sentimos fragilizados diante de um novo surto do coronavírus, por conta da variante Ômicron, que tem maior potencial de contágio e transmissão. Porém, e mesmo com a Ala Covid, de certo modo, sobrecarregada, e os postos de saúde com mais procura por atendimentos por síndrome gripal, os números nos fazem ter esperança. Hoje, contrário a um dos piores momentos do ano passado, que foi março de 2021, temos novamente alta demanda por atendimentos, números crescentes de novas infecções, mas baixíssimos casos de internação e óbitos.

No mês de janeiro de 2022, de 1º a 25/1 tivemos 656 notificações confirmadas por Covid-19, porém quatro pessoas internadas. Em março de 2021, tivemos 918 notificações confirmadas por Covid-19 e 63 pessoas internadas. Mesmo assim, é importante que as pessoas que não estão com o “status vacinal” atualizado busquem vacinar-se. E que levem suas crianças para receber a vacina. As pessoas que ainda não se vacinaram ou que estão com a vacinação incompleta estão mais suscetíveis a desenvolverem quadros mais sérios da doença. E é importante também que as pessoas continuem cumprindo as regras de etiqueta social neste tempo de pandemia: usar máscara, higienizar as mãos constantemente, manter o distanciamento social e manter a atenção a outras condutas em favor da saúde de todos.

 

As pessoas procuram mais a Unidade Covid para consultar ou já vêm com teste feito?

Júlia – Tanto as pessoas que procuram atendimento na Ala Covid, localizada na Emergência do Hospital São José, quanto as pessoas que procuram atendimento nas Unidades Básicas de Saúde, em sua grande maioria não realizaram o teste, por exemplo, através da compra particular nas farmácias. Um grande número de pessoas apresenta sintomas característicos da Covid-19 e, com isso, acabam sendo necessários isolamento e testagem pelo município, conforme orientações preconizadas pelo Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS/RS).

 

O que dizer de quem está fazendo a primeira dose apenas agora?

Júlia – A vacinação é a forma mais eficaz de prevenir o agravamento da saúde pela Covid-19 e de conter a pandemia (os dados mostram isso). Existem pessoas que ainda têm muitas dúvidas e aquelas que não têm acesso à informação, e por isso ainda não se vacinaram. E também existem pessoas que deixaram de se vacinar em oportunidades anteriores porque acreditaram em inverdades disseminadas por grupos mal-intencionados. Se elas estão se vacinando, mesmo que somente agora, é um ótimo sinal. A Secretaria de Saúde disponibiliza, em todos os mutirões, vacinas para 1ª dose.

 

Como está a procura pela vacina pediátrica? Quantas crianças fazem parte desta faixa etária?

Júlia – A vacinação de doses pediátricas iniciou no dia 19 de janeiro e, até o momento, foram vacinadas 458 crianças da faixa etária dos 5 aos 11 anos. Os pais estão agendando horários para os seus pequenos, e ficamos muito felizes com isso. Estima-se que o município de Dois Irmãos tenha 3.713 crianças nesta faixa etária.

 

*

 

Balanço dos números de atendimento na Ala Covid em Janeiro/22

O mês de janeiro iniciou com 14 atendimentos na Ala Covid e finalizou, no dia 31, com 146 atendimentos. Na segunda quinzena, chegou a atender 210 pessoas num mesmo dia. No total, 2.826 pessoas procuraram atendimento por síndrome gripal, o que representa uma média de 91,16 ao dia. Considerando que a demanda por atendimentos Covid-19 se tornou expressiva a partir do dia 10, é mais sensato apresentar duas médias:

 

– Média da 1ª quinzena de Jan/22: 64,13 atendimentos ao dia;

– Média da 2ª quinzena de Jan/22: 116,50 atendimentos ao dia.

 

Com relação a internações no Hospital São José, quatro pessoas estiveram internadas no mês de janeiro.

 

Balanço das vacinas aplicadas

Foram aplicadas, no município, quase 58 mil doses de vacina, sendo:

– 24.411 - 1ª dose

– 23.092 - 2ª dose

– 876 - dose única

– 9.457 - dose reforço

– 155 - dose adicional


› Compartilhe

  • doação de sangue
  • JDI digital

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela