Campanha incentiva denúncias de violência contra a mulher
Os casos de feminicídio no Rio Grande do Sul aumentaram 24,4% no primeiro semestre de 2020. Foram registrados 51 casos contra 41 no mesmo período do ano passado. Os números foram divulgados Secretaria da Segurança Pública (SSP) nesta quinta-feira (9).
Desde o início do ano, os feminicídios já vinham apresentando elevação no Estado. Somente no período de janeiro a maio, o Estado tinha superado o total de casos registrados no primeiro semestre do ano passado. Março teve o maior número de casos, com 12 (confira abaixo mês a mês). Com o período de distanciamento social, como forma de tentar combater a pandemia do coronavírus, essa preocupação ficou ainda mais acentuada. Isso porque as mulheres podem ter mais dificuldade para procurar ajuda e denunciar seus agressores. Recentemente, a SSP lançou a campanha “Rompa o silêncio. Você não está sozinha. Se precisar, é só chamar”, com o objetivo de incentivar as denúncias de violência contra a mulher. A ação, com foco no compartilhamento pelas redes sociais, busca difundir ao maior número de pessoas possível os canais para denúncias anônimas, que podem fazer a diferença para salvar a vida de mulheres vítimas de agressões e abusos.
Em entrevista ao programa Atualidade, da Rádio Gaúcha, o vice-governador e secretário da segurança Ranolfo Vieira Júnior analisou o número de casos mês a mês. Afirmou que, apesar da preocupação que há com o distanciamento, o aumento se concentrou nos primeiros meses do ano.
— Tivemos um janeiro muito violento, fevereiro também, em março se manteve o mesmo número, abril tivemos aumento novamente. Em maio e junho, dois meses seguidos dentro da pandemia, houve redução dos feminicídios. Então não se pode afirmar que o distanciamento social, que o fato das pessoas estarem em casa tenha contribuído para esse aumento. O aumento significativo se deu no momento em que não se vivenciava a pandemia. Estamos buscando essa explicação constantemente — afirmou.
Onde pedir ajuda
- Disque Denúncia 181
- WhatsApp (51) 98444.0606
- Denúncia Digital 181, no site da SSP (clique aqui)
- Emergências pelo 190 (Brigada Militar)
- Disque 180
Feminicídios mês a mês
2019
Janeiro 3
Fevereiro 1
Março 11
Abril 6
Maio 11
Junho 9
Total 41
2020
Janeiro 10
Fevereiro 5
Março 12
Abril 10
Maio 6
Junho 8
Total 51
* Com informações de GaúchaZH e SSP