“Devemos tentar ter atitudes mais sustentáveis”, diz presidente dos recicladores

13/06/2024
Everton e presidente Djoni (Foto: Divulgação / Câmara)

Everton e presidente Djoni (Foto: Divulgação / Câmara)

A tribuna popular da Câmara de Vereadores de Dois Irmãos recebeu na segunda-feira (10) representantes da Cooperativa dos Recicladores de Dois Irmãos. O presidente Djoni Michel e Everton Serpa falaram sobre o trabalho do grupo e fizeram agradecimentos.

– A cooperativa só existe graças à parceria com a prefeitura e a comunidade. A gente vê exemplos em outros municípios: uma cooperativa que não tem a parceria com a prefeitura e a comunidade não consegue ir longe, não vai pra frente. Em outubro completamos 30 anos de coleta seletiva e também de cooperativa. Somos em 38 cooperados, 25 trabalhando lá dentro e 13 fazendo a coleta seletiva. Para a coleta, a prefeitura fornece os caminhões e os motoristas – comentou Everton.

Ele destacou a importância da reciclagem para o meio ambiente.

– Todo esse material que iria para o aterro prejudicar a natureza, a gente consegue converter em rendimento, em matéria-prima para voltar ao mercado. Hoje em dia a gente consegue reciclar em média 160 toneladas de lixo por mês. De 22% a 25% de todo o lixo gerado em Dois Irmãos a gente recicla. Parece um número pequeno, mas se comparar com a média nacional, que é de 3% a 4%, é um número bem relevante – explicou.

Os recicladores relembraram algumas dicas importantes para a população, como descartar óleo de cozinha em garrafas pet, não em potes de vidro; e pilhas em pontos de coleta, não no lixo comum.

– Acontece muito, também, do pessoal descartar seringas e agulhas no lixo. Para reforçar: quando a gente tem um familiar doente em casa ou um animalzinho doente, que vai precisar de agulha e seringa, esse material depois deve ser levado a um ponto de coleta. Todas as farmácias de Dois Irmãos aceitam, tem o Postão, os postinhos, o hospital... A gente pede, por favor, que não coloquem seringas e agulhas no lixo comum – disse Everton.

Outra situação que requer atenção é o descarte de cacos de vidro.

– Está acontecendo bastante de nossos colegas garis se cortarem na rua fazendo a coleta. Quando quebra um copo ou um prato em casa, o pessoal tem o costume de enrolar no jornal; também ajuda, mas não é o mais adequado. A gente pede para o pessoal pegar uma garrafa pet, fazer um corte vertical e colocar os cacos de vidro ali dentro, assim, quando o caminhão compactar o lixo, a pet não vai cortar, pois ela é muito mais resistente – afirmou.

 

Mais de mil visitantes por ano

Por ano, a cooperativa dois-irmonense recebe em média 1,3 mil visitantes, entre escolas, entidades e prefeituras, que se inspiram no modelo do município.

– A gente tem muito orgulho de mostrar o nosso trabalho, estamos sempre com portas abertas para quem quiser conhecer como funciona. A gente só pede para ligar antes e agendar para podermos atender bem a todo mundo – concluiu Everton.

Por fim, o presidente Djoni Michel agradeceu pela oportunidade:

– Queria agradecer à Câmara de Vereadores por ceder o espaço para explicar um pouco do nosso trabalho, e à comunidade por fazer a separação. Como o Everton comentou, devemos tentar ter atitudes mais sustentáveis, como ir no mercado com sacola de tecido, fazer a separação correta e, quem puder, ter uma composteira para sua horta. São atitudes simples que ajudam muito o meio ambiente.


› Compartilhe

  • doação de sangue
  • JDI digital

COLUNAS

E AS ALMAS DE CARCASONNE?

E AS ALMAS DE CARCASONNE?

Alan Caldas   26/08/2024

FOTOS DO DIA

DNIT realiza melhorias na BR-116 em Dois Irmãos (Foto: Octacílio Freitas Dias / Agosto 2024)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela