
Fonte: Diocese de Novo Hamburgo
No último domingo (12), na Catedral São Luiz Gonzaga de Novo Hamburgo, aconteceu a abertura do Ano Pastoral. O evento teve início às 14h, com a presença do bispo Dom João Francisco Salm, do bispo emérito Dom Zeno Hastenteufel, padres, diáconos, religiosos, religiosas, seminaristas e lideranças de todas as paróquias que fazem parte da Diocese de Novo Hamburgo. O encontro foi organizado pelo Grupo de Trabalho Pastoral.
– Jesus Cristo é o nosso Pastor. Que todas as nossas lideranças de pastorais e serviços se sintam Discípulos Missionários, assumindo integralmente a condição de Pastores, atuando na Sinodalidade dentro de nossas comunidades. Caminhando juntos e vivenciando a comunhão e participação na Igreja. E viver intensamente a quaresma, assumindo conscientemente a Campanha da Fraternidade de 2023, que nos ajuda a vivenciar o compromisso com o outro, o amor a Deus e ao próximo. A partir do tema proposto que nos desafia a realizar a vontade de Cristo: Dai-lhes vós mesmos de comer – destacou o bispo sobre o objetivo do encontro.
Os temas abordados foram: Campanha da Fraternidade de 2023, com padre Cláudio Vicente Immig, e o testemunho de Vani Nunes Seimtz sobre cozinha comunitária. Depois, o bispo Dom João falou sobre o 3º Ano Vocacional do Brasil e, em seguida, Paulo Ricardo Morchel deu seu testemunho vocacional. De acordo com os organizadores, estiveram presentes em torno de 600 pessoas.
O encontro foi encerrado com missa presidida pelo bispo Dom João. Na oportunidade, ele apresentou e deu posse ao novo Coordenador de Pastoral Diocesana, Pe. Cláudio Vicente Immig. No final da celebração, foram entregues os ícones vocacionais para os representantes das Paróquias, Santuários e Seminários.