Fonte: g1 RS
O Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS) confirmou, nesta terça-feira (16), que o Rio Grande do Sul tem 47 casos de varíola dos macacos (monkeypox). Já o número de casos suspeitos em investigação chega a 202. Na segunda-feira (15), havia 170 infecções sob análise.
Os casos estão distribuídos em 18 municípios gaúchos (veja a lista abaixo). De acordo com a Secretaria Estadual da Saúde (SES), um dos casos que, até esta terça, estava sendo atribuído a morador de fora do estado, foi incorporado às infecções confirmadas em Porto Alegre.
O Laboratório Central de Saúde Pública do RS (Lacen) tem capacidade para analisar 500 testes por dia. “As amostras de casos suspeitos são encaminhadas pelas vigilâncias municipais e utilizamos os protocolos do CDC (Centro de Controle e Prevenção de Doenças), amplamente utilizadas em todo o mundo, que envolve uma detecção por PCR em tempo real, também utilizada na pandemia de covid-19, o que nos ajuda para um resultado rápido”, explica bióloga Regina Barcellos, que atua nos diagnósticos.
Casos de varíola dos macacos por cidade:
Campo Bom: 1
Canoas: 3
Caxias do Sul: 4
Esteio: 1
Garibaldi: 3
Gramado: 1
Igrejinha: 3
Monte Belo do Sul: 1
Novo Hamburgo: 3
Parobé: 1
Passo Fundo: 1
Porto Alegre: 15
São Leopoldo: 1
Santo Ângelo: 1
São Marcos: 1
Sapiranga: 1
Uruguaiana: 2
Viamão: 4