Solenidade ocorreu nesta quinta. Na foto, os eleitos de Dois Irmãos
A 153ª Zona Eleitoral realizou na noite desta quinta-feira (19) a diplomação dos eleitos em Dois Irmãos, Morro Reuter e Santa Maria do Herval. A solenidade ocorreu na Câmara de Vereadores de Dois Irmãos, comandada pela chefe do Cartório Eleitoral, Luci Jochins. O juiz Miguel Carpi Nejar e o promotor Wilson Grezzana fizeram a entrega dos diplomas.
Segundo o juiz eleitoral, a escolha por concentrar a diplomação em um único local teve o objetivo de proporcionar o encontro de todos os eleitos. Ele parabenizou os prefeitos, vices e vereadores que assumem a partir de 2025 e destacou a tranquilidade do pleito.
– Eu devo citar como ponto alto o dia da eleição, o qual transcorreu sem maiores incidentes que mereçam menção, pois incapazes de ofuscar o brilho da festa da democracia. Mais uma vez, a Justiça Eleitoral pautou seus trabalhos pela mínima interferência, deixando que a verdadeira disputa ocorresse nas urnas. Uma atuação que procurou deixar o eleitor livre para escolher o melhor candidato – observou Miguel.
O promotor Wilson comentou que ‘é normal a troca de algumas farpas, próprias do embate político’, mas enalteceu o bom nível da campanha nos três municípios.
– Os senhores, em linha geral, merecem todo o nosso elogio por terem conduzido uma campanha eleitoral com a maior dignidade e com o maior respeito. São momentos de festa: o dia de hoje, da diplomação; o dia do pleito, depois que os eleitos tomaram conhecimento da eleição; e o dia da posse. Mas, como os senhores sabem, são três dias de alegria e quatro anos de muito trabalho e muita cobrança – disse ele.
A posse do prefeito, vice e vereadores de Dois Irmãos, no dia 1º de janeiro, será realizada no Largo Felippe Seger Sobrinho, às 18h. A posse em Morro Reuter ocorrerá mais cedo, às 16h, no Centro de Cultura do município.
RECORDISTAS
Lauri Kaefer, popular Caçamba, vai para seu 9º mandato de vereador em Morro Reuter. Ele concorre desde a emancipação, em 1992, sempre se elegendo. Nesta quinta, momentos antes da diplomação, ele comentou que não pretende mais concorrer a vereador em 2028. “Estou com 68 anos e até lá vou estar com 72”, afirmou.
Mais tarde, durante a solenidade, o promotor Wilson lembrou que Caçamba e Juarez Stein, eleito novamente vice-prefeito de Dois Irmãos, estavam ‘se digladiando’ para ver quem tinha mais eleições no currículo. “Acho que essa o Caçamba levou, pois tem 10. Ele até comentou que não vai mais concorrer, mas em toda diplomação ele diz isso”, brincou Wilson. Além das suas nove eleições por Morro Reuter, antes da emancipação Caçamba foi candidato em Dois Irmãos, ficando na suplência.
Tarcisio Schuck, o Schuckinha, que vai para seu 8º mandato em Santa Maria do Herval, e Elony Nyland, eleito para o 6º em Dois Irmãos, são os outros recordistas da Comarca.
PREFEITOS E VICES*
Dois Irmãos – Jerri Meneghetti / Juarez Stein – 12.544 votos (68,72%)
Morro Reuter – Airton Bohn / Sonia Feldmann – 3.237 votos (73,89%)
Santa Maria do Herval – Gilnei Capeletti / Félix Alles – 2.737 votos (57,83%)
* O vice-prefeito de Santa Maria do Herval, Félix Alles, não pôde comparecer à diplomação.
VEREADORES
Dois Irmãos
Ederson Bueno (MDB) – 2.087 votos
Betinho Klein (PP) – 1.215 votos
Elony Nyland (MDB) – 1.065 votos
Sérgio Kroetz (PP) – 1.062 votos
Paulinho Gehrke (PP) – 941 votos
Tenente Tavares (PP) – 787 votos
Kelvin Penedo (PT) – 695 votos
Professora Andrea Blume (MDB) – 596 votos
Celina Christovão (MDB) – 486 votos
Morro Reuter
Guido Dilkin (PP) – 404 votos
Daniel Theisen (PP) – 341 votos
Lauri Kaefer – Caçamba (União Brasil) – 311 votos
Wanderlei Behling – Pitcha (MDB) – 285 votos
Tiago Kolling Werner (PP) – 269 votos
Renaldo Warken – Galo Fino (PP) – 246 votos
Jaqueline Dieter (União Brasil) – 242 votos
Antenor Xavier Weber (União Brasil) – 201 votos
Valmir Zimmer – Kiko (MDB) – 153 votos
Santa Maria do Herval
Schuckinha (PP) – 351 votos
Paulinho da Saúde (PSB) – 337 votos
Jaime da Agricultura (PDT) – 327 votos
Soldado Lammel (MDB) – 319 votos
Cleidir Arnold – Clet (MDB) – 314 votos
Fernanda Wagner (PP) – 221 votos
Professor Clérice (União Brasil) – 195 votos
Geovani Kunzler (MDB) – 190 votos
Diego Lechner (PDT) – 175 votos