Por Alan Caldas (*)
Começo com o parquinho. No Natal dos Anjos de anos passados, o parquinho vinha com a roda gigante.
Ela era toda iluminada e colorida. Seu fulgor abrilhantava o parque, onde adultos e crianças se divertiam. E iluminava o próprio Natal dos Anjos.
Aquela roda gigante era MAIS do que um bom negócio.
Ela era um complemento da decoração do Natal do Anjos, sempre tão bem pensada pela caríssima amiga Ana Kuhn e tão rigorosamente bem implementada (agora) pelo prefeito Jerri, seu competente Secretário Maicá e seus magníficos funcionários, com apoio desse grupo incrível e abençoado de mulheres e homens que voluntariamente põem a mão na massa para fazer crescer a maior festa cristã da Grande Porto Alegre, onde vivem 6 milhões de gaúchas e gaúchos.
Ano que vem, completaremos 30 anos desde aquela tarde em que levei o Flávio Vier, então presidente da CDL, até o prefeito Renato Dexheimer e lhe sugerimos a criação do Natal dos Anjos.
30 anos? Meeeeu Deus.
Será uma data incrível para nossa cidade, para a Grande Porto Alegre e para todos cujo coração e mente se enternecem com o nascimento de Cristo e vêm aqui apreciar o Natal dos Anjos.
Para celebrar essas 3 décadas, seria interessante ter de volta essa roda gigante, claro. Mas também e principalmente ter novas tecnologias de luz & som, com as quais faríamos upgrade no evento e o colocaríamos ainda mais na ponta das festas cristãs no Brasil.
Um passo tecnológico à frente, agora, daria pelo menos 10 ou 20 anos a mais de sobrevida ao evento.
Mas... a carroça nunca anda na frente dos bois. Tudo depende obviamente do nosso querido prefeito Jerri e seu super Secretário Maicá. Eles são os condutores.
Fica, porém, minha modesta sugestão de reunir um grupo de jovens ligados à tecnologia de ponta para estudar sugestões possíveis e financeiramente viáveis de COMO tecnologizar o nosso Natal dos Anjos.
Creio que foi Cristo que iluminou os corações, mentes e corpos dos que trabalharam com sucesso no Natal dos Anjos, nestes últimos 29 anos.
Penso, então, que tecnologizar o evento seria o nosso “presente de aniversário” ao Cristo, no ano 2025.
Presente pelo Seu aniversário. E uma forma de agradecimento por Ele ter abençoado nossa amorosa e linda festa nestes últimos 29 anos.
Deixo humildemente a sugestão.
(*) Criador da ideia e nome do Natal dos Anjos