
Juliana Kappel
A oficina de escrita ‘Já pensou em ser autor das suas próprias histórias? Este pode ser o primeiro passo!’ acontece nesta sexta-feira (25), das 19h às 22h. O evento será na Biblioteca Pública de Dois Irmãos, com Juliana Kappel e Marina Freitas.
As atividades propostas começarão após as apresentações e roteiro do dia: uma dinâmica surpresa que, segundo Juliana, todos vão conseguir fazer; momento reflexivo, mais algumas atividades e exercício rápido; momento literário com a participação do convidado, outras duas atividades mais aprofundadas, e o encerramento. Podem participar pessoas a partir dos 16 anos. A definição da idade se dá pelo formato e o conteúdo da oficina, que são pensados para as particularidades do público.
De acordo com Juliana, alguns dos principais objetivos são: mostrar às pessoas como criar conexões mais profundas com o outro usando a escrita, e como a escrita é potente como uma ferramenta terapêutica. “Todos pertencemos à escrita e a ela a nós pertence. Todos nós somos escritores de uma certa forma”, diz Juliana.
Quem é Juliana Kappel?
Juliana Kappel, 54 anos, é uma Redatora Sênior, e neste mês de abril participa de um projeto a convite da Biblioteca Pública de Dois Irmãos.
A literata atua profissionalmente na área da escrita, como fonte de renda, há 10 anos. Começou a carreira porque sempre gostou de escrever. O que inicialmente era escrito para blogs e sites, tornou-se uma necessidade de um projeto com sua assinatura. Seu passado profissional, no entanto, era na área administrativa industrial, devido a sua primeira formação em Administração, além de ter trabalhado por bastante tempo no varejo.
“Eu sempre tenho ideias, algumas rasas, outras razoáveis e também algumas que são boas e aproveitáveis… Como eu tenho esse tempo de experiência em escrita, entendo que projetos voltados a ela são mais condizentes com o que eu posso oferecer com a intenção de ajudar o outro no seu desenvolvimento”, diz ela, quando questionada de onde surgem suas ideias para projetos.
“O objetivo principal é promover o resgate do ato de escrever, incentivar as pessoas a escreverem, mas também trazer para uma reflexão a precariedade da escrita no cotidiano da maioria das pessoas e porque esse evento merece atenção”, acrescentou.
Projetos culturais
Ao lado de Daniela Fetzer, Juliana criou o “Escrita com Café”, um encontro com atividades escritas e outras dinâmicas, que teve sua primeira edição em agosto de 2024 em Presidente Lucena. Com a divulgação do edital PNAB e através da Lei Aldir Blanc, ela também criou o projeto “Escrever Alivia a Alma”, com ênfase na escrita criativa e expressiva. Este projeto está sendo aplicado neste ano e vai até julho.
Além disso, está desenvolvendo um documentário sobre cinco mulheres da cidade, chamado “Mulheres que inspiram: A arte e a vida das artistas de Dois Irmãos”, e também tem o projeto “Sentar e Observar”. A proposta é simples, mas profunda: incentivar alunos e educadores a fazerem pausas conscientes para observar o mundo ao redor, registrando suas percepções por escrito, sem uso de celulares ou distrações.