Especialistas identificam Alzheimer até 17 anos antes dos primeiros sintomas

25/07/2022
Fonte: GZH

Fonte: GZH

Um grupo de cientistas da Alemanha identificou a doença de Alzheimer até 17 anos antes dos primeiros sintomas aparecerem. A análise foi publicada na revista Alzheimer’s & Dementia, divulgado pela Medical Xpress.

O dispositivo feito por meio de um sensor infravermelho através do sangue detectou o dobramento incorreto do biomarcador proteico beta-amiloide, o principal constituinte das placas observadas no cérebro de pacientes com a doença. Também mostrou o desdobramento que indica o início do Alzheimer, segundo os pesquisadores.

— Nosso objetivo é determinar o risco de desenvolver a demência de Alzheimer em um estágio posterior com um simples exame de sangue, mesmo antes que as placas tóxicas possam se formar no cérebro, para garantir que uma terapia possa ser iniciada a tempo — explicou o professor Klaus Gerwert, diretor fundador do Centro de Diagnóstico de Proteínas (PRODI) na Ruhr-Universitat Bochum, responsável pelo estudo.

Segundo a revista, o sensor de alta precisão foi capaz de identificar todos os participantes do teste que desenvolveram a condição de Alzheimer. Como forma de comparação, foi usada uma tecnologia de biomarcador para mensurar de forma mais assertiva.

Os pesquisadores do estudo acreditam que o diagnóstico precoce pode auxiliar na aplicação adiantada de medicamentos contra a doença, contribuindo para os efeitos positivos nos pacientes. O sensor utilizado com sucesso na pesquisa deu esperanças aos especialistas para que outras doenças, como, por exemplo, Parkinson e Huntington, possam ser combatidas de forma precoce também.


› Compartilhe

  • JDI digital

COLUNAS

Ruminações poéticas

Ruminações poéticas

Pitter Ellwanger   12/08/2022

Playlist #54

Playlist #54

Pitter Ellwanger   12/08/2022

Ruminações ranzinzas

Ruminações ranzinzas

Pitter Ellwanger   05/08/2022

FOTOS DO DIA

Sentinela – De olhar atento a todos os movimentos (Foto: Octacílio Freitas Dias)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2022, Todos os direitos reservados Agência Vela