
“A gente fica bem feliz de dar poder de voz e investir no nosso usuário”
A APAE de Dois Irmãos exerce um papel vital no atendimento e inclusão de pessoas com deficiência, com 103 usuários atualmente e 303 que já passaram pela entidade nesses 30 anos. Os serviços oferecidos são inteiramente gratuitos e o público com o qual a APAE trabalha são pessoas com deficiência intelectual na faixa etária de 0 aos 50 anos.
Existe o acompanhamento na área de estimulação precoce para bebês de 0 aos 3 anos, com o objetivo de estimular a criança no desenvolvimento motor, cognitivo e na relação com os pais. Após os três anos, inicia a idade na qual os usuários estão inseridos em um contexto escolar. Por isso, existe o acompanhamento de psicopedagogia com o apoio na parte de aprendizagem e o Programa Primeira Infância, com atividades em grupo que auxiliam as habilidades motoras e de coordenação. Para os adultos, existe o programa que os insere e os acompanha no mercado de trabalho, além das oficinas de artesanato. Os usuários da APAE também contam com atendimentos de psicólogo, educador físico, assistente social, músico terapeuta, fonoaudiólogo e fisioterapeuta.
Com 103 usuários na atualidade, 45% deles estão inseridos na rede municipal de ensino e os outros 55% estão na fase de adolescentes e adultos que já saíram do ambiente escolar. Destes, 20 estão inseridos no mercado de trabalho, o que demonstra o sucesso da APAE em inserir os usuários na sociedade e fazer com que eles tenham uma maior autonomia. “O surgimento da APAE trouxe uma qualidade de vida muito grande para a pessoa com deficiência, no sentido que possibilita tanto para essas famílias quanto para esse usuário ser visto e ser reconhecido socialmente”, destaca a diretora da APAE de Dois Irmãos, Graziela Carla Trindade Mayer.
Em relação à comemoração e às conquistas nesses 30 anos, a diretora acrescenta: “A gente fica bem feliz de cumprir o trabalho, de dar poder de voz e investir no nosso usuário. Sinto-me muito feliz e realizada, mas tem muita coisa para fazer, porque esse trabalho não se esgota, ele se renova”.
Atualmente, a APAE promove as seguintes atividades:
– Programa Primeira Infância;
– Futsal feminino e masculino;
– Esportes em geral;
– Confecção de artesanato;
– Inclusão e acompanhamento no mercado de trabalho;
– Atendimentos com profissionais especializados, como psicólogo, educador físico, assistente social, músico terapeuta, fonoaudiólogo e fisioterapeuta.
(Por Giordanna Benkestein Vallejos)