Economistas estimam que taxa Selic alcançará 6,25% no final do ano

01/07/2021
Recentemente, Copom eleva taxa Selic a 4,25% ao ano

Recentemente, Copom eleva taxa Selic a 4,25% ao ano

Em reunião realizada no dia 16 de junho, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central decidiu elevar a taxa básica de juros da economia, a Selic, de 3,5% para 4,25% ao ano, um acréscimo de quase 20%. O aumento de 0,75 ponto percentual já era esperado por analistas do mercado e essa é a terceira elevação consecutiva da taxa. Em março a Selic teve o primeiro aumento em quase seis anos, saltando de 2% para 2,75%.

Economistas estimam que taxa Selic alcançará 6,25% no final do ano, segundo pesquisa do Banco Central com mais de 100 instituições financeiras. A Selic é a taxa básica de juros da economia. Ela influencia todas as taxas de juros do país, como as das aplicações financeiras. Os investimentos de renda fixa são afetados de imediato, já que eles rendem um percentual da Selic ou do próprio CDI, que acompanha a Selic.

Fabricio Baumgartner, gerente de produtos do Sicoob MaxiCrédito e especialista em investimentos, destaca o bom momento para os investidores. “Com esse aumento da Selic e a previsão de continuar nessa batida, é um ótimo momento para se investir, principalmente nos que se baseiam na Selic e/ou CDI”, comenta. “Se a sua aplicação rende 100% do CDI, a partir de agora ele terá um rendimento de mais de 100% quando comparado a dezembro de 2020”, esclarece Baumgartner.

O Sicoob MaxiCrédito oferece linhas diversificadas de investimentos, com opções que atendem os mais diversos perfis de investidores. As linhas em destaque são: RDC, LCI, LCA e Fundos de Investimento, conforme comenta Fabricio. “Hoje a diversificação das carteiras é muito importante para os investidores. Por isso temos muitas opções de liquidez, valor, prazo, taxa de rendimento para que nossos associados encontrem o investimento ideal de acordo com seus objetivos.”

A última vez que a taxa básica de juros esteve acima de 4% foi em outubro de 2019, quando estava em 4,5%. O maior índice dos últimos 10 anos foi entre agosto de 2015 e outubro de 2016, quando a Selic foi mantida em 14,5%. Para a próxima reunião do Copom, marcada para os dias 3 e 4 de agosto, o comitê sinalizou que deve aumentar a taxa Selic novamente em 0,75 ponto percentual.


› Compartilhe

  • JDI digital
  • doação de sangue

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela