Novo decreto flexibiliza comércio e academias com restrições

02/05/2020
Estabelecimentos podem funcionar até as 19h

Estabelecimentos podem funcionar até as 19h

A prefeitura de Dois Irmãos publicou nesta sexta-feira (1) o Decreto Municipal 3792, flexibilizando as atividades do comércio e de alguns serviços, como academias e centros de treinamento. O anúncio foi feito pela prefeita Tânia da Silva e pelo vice-prefeito Jerri Meneghetti em transmissão pelo Facebook. O decreto entrou em vigor neste sábado (2).
- Finalmente estamos conseguindo flexibilizar o comércio, alguns serviços e também academias e outros serviços de interesse a saúde, de acordo com as determinações do decreto estadual, que é um decreto de ações transitórias, ou seja, até uma nova publicação do Governo do Estado. Os estabelecimentos devem adotar medidas de higiene, distanciamento, limitação do número de pessoas em atendimento, equipamento de proteção individual para funcionários e em alguns casos também para clientes - informou o vice-prefeito. 
Jerri destacou ainda que não é uma volta à normalidade, apenas uma flexibilização.
- É importante que todos contribuam nessas ações e cumpram com o que está determinado, pois disso vai depender também uma maior flexibilização mais tarde - acrescentou.
A prefeita reforçou a importância de todos seguirem as determinações do decreto.
- Conseguir a flexibilização do comércio e de outros serviços é um avanço, mas precisamos fazer um pacto com comerciantes, microempreendedores individuais, indústrias e com cada um de vocês para observarem as medidas de higiene, como lavar as mãos com frequência, o uso de álcool gel e máscaras, e evitarem aglomerações. Assim como agora estamos na classificação laranja, se daqui a uma semana tivermos contaminação comunitária já podemos ir para a bandeira vermelha e ter que fechar novamente comércios e serviços - afirmou Tânia.


Confira a seguir alguns pontos do novo decreto municipal:


DISPOSIÇÕES GERAIS
- Estabelecimentos devem encerrar suas atividades às 19h.
- Reduzir o número de funcionários em atendimento.
- Higienizar periodicamente as superfícies de toque.
- Manter à disposição álcool em gel em locais estratégicos.
- Manter fechados e impossibilitados de uso os provadores, onde houver.
- Limitar o número de clientes a 50% da capacidade do estabelecimento.
- Assegurar atendimento preferencial aos grupos de risco.


ACADEMIAS E CENTROS DE TREINAMENTO
- Não atender clientes dos grupos de riscos.
- Ter funcionário para controlar o acesso ao local.
- Permitir o ingresso de clientes na proporção máxima de três a cada colaborador, observando o distanciamento interpessoal mínimo de dois metros.
- Fiscalizar o uso de máscara de proteção pelos clientes, bem como fornecer àqueles que não a portem, impedindo o ingresso de quem recuse seu uso.


› Compartilhe

  • JDI digital
  • doação de sangue

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela