Aos 35 anos, Calçados Pegada prepara ingresso no segmento de franquias

02/08/2024
Astor Reinaldo Ranft (Fonte: ACI-NH/CB/EV/DI – Fotos: Divulgação)

Astor Reinaldo Ranft (Fonte: ACI-NH/CB/EV/DI – Fotos: Divulgação)

Em 2024, Calçados Pegada completa 35 anos de atividades. A pequena fábrica de calçados masculinos fundada em 1989, por quatro sócios, sem nenhum funcionário, em Dois Irmãos, hoje é uma das maiores do segmento no país. Possui nove unidades fabris no Rio Grande do Sul e na Bahia, 5 mil funcionários, produção superior a 7 milhões de pares ao ano, exportações para 60 países e mais de R$ 700 milhões de faturamento anual.

Alguns dos fatores responsáveis pela trajetória bem-sucedida foram apresentados pelo diretor-presidente, Astor Reinaldo Ranft, e pelo gerente comercial, Gustavo Ranft, durante o Conecta Regionais: Dois Irmãos, que a ACI realizou no dia 19 de julho, no Klein Ville Hotel, com a presença de 70 pessoas. O evento foi comandado por Liliane de Almeida, vice-presidente, e George Gallas, integrante do Comitê Regional da ACI no município.

“Invista naquilo que você conhece. O risco vem de não saber o que está fazendo”, disse Astor, que tinha mais de 20 anos de experiência em fábrica de calçados ao fundar a empresa, juntamente com familiares. O conhecimento da atividade ajudou os sócios a tomarem decisões assertivas, especialmente em momentos difíceis, como a crise econômica após o impeachment de Dilma Rousseff e durante a pandemia.

A mudança para um prédio maior, já em 1992, a diversificação de mercado, a implantação de unidades fabris na Bahia, em 2004, antevendo problemas de mão de obra e custos de produção em Dois Irmãos, a reserva de parte do lucro para investimentos, a ampliação do mix de produtos, a ressignificação do conceito da marca e as estratégias de marketing, que renderam, por exemplo, oito conquistas do Prêmio Top de Marketing da ADVB RS, são exemplos de decisões importantes em que a experiência foi determinante.

 

Exportação para mais de 60 países

Além de calçados masculinos, que são seu carro-chefe, a empresa produz linhas femininas e infantis, cujas vendas crescem a cada ano. “Conhecemos as necessidades do varejo multimarcas masculino e replicamos o modelo no segmento feminino”, disse Gustavo, que atua há oito anos na empresa. A produção é comercializada em 14 mil pontos de vendas no Brasil, em mais de 60 países, pelo e-commerce próprio e por lojas exclusivas localizadas em shopping centers e cidades turísticas.

Os investimentos em marketing destacam o slogan ‘a marca da conquista’, em referência aos objetivos que todas as pessoas têm na vida, as tecnologias de conforto utilizadas e, também, as tendências de moda. Inserções em emissoras de TV, revistas e programas esportivos de rádio são algumas das estratégicas de marketing utilizadas para atrair consumidores, juntamente com materiais de PDV. “Marketing não é custo. É investimento”, acrescentou Astor. Conforme ele, a definição por programas e horários levam em conta, além da audiência, as atrações veiculadas.

A verticalização da produção é também utilizada. A empresa possui 150 máquinas de costura programadas em suas unidades fabris, que realizam operações que, há alguns anos, eram terceirizadas. Outro exemplo é a unidade própria de produção de solas, responsável por atender 90% da demanda interna. “Terceirização gera responsabilidade e menor controle do processo fabril e da qualidade”, destacou Astor, justificando a opção por internalizar estas operações.

 

O poder da chave

“Jogue com as cartas que têm”, disse também Astor, fazendo referência à necessidade de fazer uso dos recursos que se tem disponíveis, em qualquer circunstância. Conforme ele, a empresa deve estar capitalizada para encerrar as atividades, se isso for necessário, e também pode ser vendida, mas não deve fechar por falência. Por isso, não utiliza-se de empréstimos bancários e reserva parte do lucro para investir em crescimento.

 

Franquias em breve

Em ação recente, após filiar-se à Associação Brasileira de Franchising (ABF), a Pegada tornou-se franqueadora da marca para operações de varejo. A empresa, que possui lojas exclusivas em shoppings e cidades turísticas do Rio Grande do Sul, prepara a abertura de 20 novas operações franqueadas, que devem começar a atuar até o final do ano. É mais uma estratégia para fazer com que os produtos da marca cheguem a um número ainda maior de consumidores. 


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