Ele foi eleito em 2020 com 653 votos
Depois de Paulino Renz anunciar sua saída do PDT e a entrada no PL, a Câmara de Vereadores de Dois Irmãos deve ter mais uma mudança na chamada ‘janela partidária’. O período de 30 dias que permite a troca de partido sem perda do mandato encerra no dia 6 de abril (sábado), e quem também mudará de sigla é o vereador Darlei Kaufmann.
– A princípio estou saindo do PSB. Estou conversando com o MDB faz alguns dias, inclusive já passei a documentação para eles, e é bem provável que eu me filie ao MDB – diz ele.
Darlei foi eleito em 2020 com 653 votos. Também disputou a eleição de 2016, quando fez 431 votos e ficou como primeiro suplente do PSB. Ficou 10 anos no partido.
– A campanha eleitoral sempre é muito difícil, e quando você está num partido menor, ela se torna mais difícil ainda. Todo mundo sabe que tem a questão do quociente eleitoral, então você precisa visualizar uma luz. No momento em que não se visualiza essa luz, fica muito difícil ir para uma campanha pedir voto – explica ele.
O vereador também entende que precisa de uma base de apoio maior.
– A segunda questão que me fez optar pelo MDB é que, quando você entra para a política, muitas vezes tem ideia ‘do que’ quer fazer e ‘por que’ quer fazer certas coisas, certos projetos; mas a parte mais difícil é ‘como’ fazer. Isso é algo que hoje vem me travando no PSB. São projetos principalmente na área do esporte, do SESI (Complexo Esportivo), que pouco consegui fazer ainda justamente por não ter essa força na Câmara de Vereadores e às vezes o apoio de um partido do lado – acrescenta Darlei.