Consumo de ovo bate recordes sucessivos no RS e no Brasil

05/05/2021
Fonte: Giane Guerra / GZH

Fonte: Giane Guerra / GZH

Nunca se comeu tanto ovo. As estatísticas do setor apontam para um novo recorde no consumo per capita, que atingiu 251 unidades em média por brasileiro em 2020. O dado é da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA). Para ter uma ideia, a média mundial é de 230 ovos. No Brasil, há uma década, o número ficava em 148 unidades.

E o gaúcho? Come mais ainda. O último dado é de 2018, quando já eram 257 ovos consumidos por habitante do Rio Grande do Sul conta 212 da média nacional. A estatística de 2020 ainda está sendo fechada pela Associação Gaúcha de Avicultura (Asgav), mas o presidente José Eduardo dos Santos já estima que ficará entre 268 a 270 ovos no ano. O aumento do consumo de ovos tem, em parte, impacto da alta no preço da carne. Mas a Asgav alerta que o ovo também tem pressão dos custos sobre o preço.

– O milho ficou 80% mais caro e a soja dobrou de preço – avisa o presidente da Asgav sobre os principais insumos para alimentar as aves.

Também há um trabalho forte da indústria do setor para retirar o estigma de que ovo faz mal à saúde. Há muitos anos acreditava-se que era uma fonte de colesterol, o que foi derrubado depois por pesquisas. Atualmente, ovos estão muito vinculados a uma alimentação saudável. Em breve, também será lançado o Programa de Certificação Ovos Plus Quality, destaca Santos. Serão certificadas boas práticas de produção, bem-estar animal e rastreabilidade. São exigências que viraram tendência mundial, consideradas essenciais para avanço do produto brasileiro no Exterior.


› Compartilhe

COLUNAS

Maid e Masculinidade

Maid e Masculinidade

Pitter Ellwanger   19/11/2021

Playlist #22

Playlist #22

Pitter Ellwanger   19/11/2021

FOTOS DO DIA

A cidade cresce e a paisagem muda (Foto: Octacílio Freitas Dias)

  • Assinatura digital

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2021, Todos os direitos reservados Agência Vela