De forma lúdica, criançada já começa a aprender sobre o trânsito
Foi inaugurada na manhã de sábado (3), no Complexo Esportivo Norberto Emílio Rübenich, em Dois Irmãos, a Escola de Trânsito, idealizada pelo Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública (Consepro) do município. A iniciativa faz parte do projeto Educação para o Trânsito, criado pela entidade com o objetivo de formar motoristas mais conscientes.
Construída na parte dos fundos do Complexo, a Escola de Trânsito foi projetada voluntariamente pelo engenheiro de trânsito Ricardo Schiavon, com base nas principais avenidas da cidade. Há carrinhos elétricos, placas de sinalização e totens, representando espaços públicos e privados do município. Presidente do Consepro, Carlos Alberto Klein destacou que a criação da Escola de Trânsito era um dos grandes objetivos da entidade. “Esse projeto é um sonho de muitos anos, porque educação é tudo”, disse ele, ressaltando que é preciso educar as crianças para que haja um mundo melhor. “Para termos um futuro melhor, é preciso começar na base”, completou, agradecendo a todos os parceiros que apoiaram o projeto. “É muito bom ver isso acontecer”, finalizou.
Prefeito do município, Jerri Meneghetti prestigiou a inauguração e elogiou a iniciativa do Consepro. “Quando nos apresentaram a ideia, imediatamente nos chamou a atenção pelo que nós imaginávamos que seria e a utilidade que teria na educação do trânsito para as nossas crianças. Acolhemos o projeto porque entendemos que, além do que já é trabalhado nas escolas, essa ferramenta vai complementar todo o esforço feito no município, e mais do que isso, vai transmitir de forma didática esse conhecimento e essa conscientização às nossas crianças”, disse ele, ressaltando a relevância de ações como esta para crianças e adolescentes. “Tudo, absolutamente tudo, acontece na formação do ser humano no período escolar; é ali que se define o caráter e as ações que nós queremos para uma sociedade melhor, então tudo que vier para agregar à nossa educação será muito bem-vindo”, completou, comentando que a prefeitura investiu aproximadamente R$ 100 mil na obra.
Os demais recursos foram provenientes do Fundo Social da Sicredi Pioneira e Poder Judiciário, além de investimento próprio do Consepro. Somados, os investimentos chegaram a aproximadamente R$ 140 mil.
“Monitores de Trânsito”
Para ajudar no projeto, foram escolhidos seis Monitores de Trânsito. Além de compartilhar informações e orientar as famílias na Escola de Trânsito, o grupo também será responsável por visitas nas escolas e distribuição da Cartilha de Trânsito. Os monitores são: Ana Luiza Ribeiro Fagundes, Brayn Bender de França, Cristhian Abdel Alarcón De La Cruz, Davi Moreira Tavares, Henrique Vargas Vilande e Murilo Konrath.