(Foto: Divulgação / CDL)
A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Dois Irmãos publicou uma nota de esclarecimento em suas redes sociais, por volta do meio-dia desta segunda-feira (6). O texto assinado pela direção da entidade trata principalmente da situação do comércio local.
- A CDL não vem medindo esforço no sentido de buscar uma solução equilibrada que beneficie a todos. Reuniões na prefeitura foram realizadas para levar os anseios dos comerciantes do nosso município. O único avanço alcançado em reunião realizada na semana passada foi a permissão para que as lojas pudessem receber as parcelas das prestações apenas na porta, sem a permissão do cliente adentrar. Além disso, a FCDL-RS, que representa as CDLs do RS, tentou, sem sucesso, agendar uma reunião com o Governador do Estado. Uma carta foi deixada para o mesmo onde constou o desejo de que fosse autorizada a abertura do comércio em todo o Rio Grande do Sul a fim de permitir que todos os setores da economia permanecessem em funcionamento – diz um trecho da nota.
A entidade lembrou que o novo Decreto Municipal segue as determinações do Governo do Estado, mantendo o comércio não essencial fechado até 15 de abril.
- Vimos nos últimos dias alguns prefeitos declararem que iriam permitir a abertura do comércio em suas cidades, justificando que possuíam segurança jurídica para tal, e pouco tempo depois desistirem, após serem notificados pelos Ministérios Públicos Estadual e Federal, sob pena de responderem processo penal.
Por fim, a CDL continuará empenhada na busca de alternativas.
- A CDL de Dois Irmãos reafirma sua condição de representante do comércio de Dois Irmãos, até porque é composta por empresários de vários ramos, e continuará empenhando esforços para buscar alternativas que permitam a continuidade dos negócios locais e manutenção da saúde de todos, utilizando-se sempre do diálogo e avaliando todos os posicionamentos, não compactuando, entretanto, com ofensas, opiniões e manifestações individuais ou coletivas que nada somam e não garantam a permanência da ordem em nossa cidade.