Vereadores mostram preocupação com casos de violência escolar

06/04/2022
Tavares: “Chegamos ao descalabro de terem grupos de WhatsApp de brigas”

Tavares: “Chegamos ao descalabro de terem grupos de WhatsApp de brigas”

Violência escolar é um tema que preocupa toda a comunidade. Na segunda-feira (4), o vereador Nilton Tavares (PP) chamou atenção para o problema, citando vídeos que circulam nas redes sociais envolvendo alunos da escola estadual Affonso Wolf (Vale Verde).

– A Affonso Wolf é uma escola muito bem administrada pelo diretor Paulo Renato Dapper, tem uma coordenadoria pedagógica supereficiente e toda uma equipe de professores dedicados, e infelizmente está passando por esta onda. Chegamos ao descalabro de terem grupos de WhatsApp de brigas, e isso é um fato novo – comentou.

A força da internet, aliás, aumenta a preocupação.

– Não sejamos hipócritas: no nosso tempo de adolescência sempre houve brigas, mas agora, com o advento das redes sociais, se potencializa, pois aí tem a questão do exibicionismo. E essa violência que era ruim está pior, porque hoje não basta dar soco e pontapé, hoje tem que pegar a cadeira e jogar no outro – observou o parlamentar.

Do alto da sua experiência como policial militar, Tavares acredita do trabalho feito pelas instituições locais e alerta para a importância do papel das famílias.

– Em Dois Irmãos, via de regra, as nossas instituições funcionam. A escola já é uma excelente escola, temos a Brigada Militar como polícia ostensiva, a Polícia Civil fazendo um excelente trabalho, Conselho Tutelar e Ministério Público muito ativos. Com essas instituições somando parceria, tenho certeza que vamos conseguir melhorar isso aí. Mas a instituição família é a primeira que tem que ser demandada e a primeira que tem que olhar essa situação, porque as outras instituições não vão chegar na questão de trabalhar como a casa. Faço esse apelo: que as famílias sejam as primeiras a pressionar seus filhos para que daqui a pouco eles não estejam envolvidos numa criminalidade muito pior – concluiu ele.

Para o vereador Márcio Goldschmidt (PT), é fundamental pensar em perspectivas de futuro para os jovens da cidade.

– Também recebi alguns vídeos, e nem todos são da escola Affonso Wolf. Todo mundo sabe que o jovem precisa ter uma válvula de escape. Se a sociedade dois-irmonense não conseguir oferecer nada atrativo, em algum momento ele vai extrapolar, e é uma pena que faça isso na escola. Oferecer atrativos não é só fazer um showzinho de rock ou alguma coisa assim, mas ter uma perspectiva de futuro para esse jovem; ele ter condições de ter trabalhos dignos com salários bons aqui na nossa cidade, que não precise ir para fora da cidade para ganhar salários melhores – afirmou ele.

 

Investimento em câmeras de vigilância

Darlei Kaufmann (PSB) lembrou um pedido feito pelo colega Paulino Renz (PDT), no ano passado, para a instalação de câmeras na praça do Vale Verde:

– No sábado tive uma conversa com o diretor Paulo Renato e, de acordo com ele, um dos vídeos repassados, onde aparecem dois rapazes brigando com cadeiras, não é da escola Affonso Wolf. Usaram o vídeo de uma outra escola para juntar e ele não sabe o motivo de fazerem isso. Mas ele relata problemas, sim, e reconhece que na parte externa da escola acontecem muitas coisas. Precisamos, nesta casa, pensar em algumas maneiras de auxiliar com câmeras de vigilância. É uma necessidade que temos, pois grande parte dos tumultos que acontecem ao redor da escola são organizados naquela praça. Cabe a nós cobrar do Executivo para que se instale câmeras na praça e ver essa questões dos arredores – comentou.


Darlei Kaufmann


› Compartilhe

  • doação de sangue
  • JDI digital

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela