Robótica do Global auxilia crianças no desenvolvimento de diversas competências

06/05/2022
Por Giordanna Benkenstein Vallejos

Por Giordanna Benkenstein Vallejos

Em uma sala, crianças do 3° ano, distribuídas desde as mesas até o chão, vibram com seus robôs recém-criados na oficina de robótica do Projeto Global, em Dois Irmãos. Muitas pedem o auxílio da professora Jaqueline Dieter, especialmente na parte de programação, solicitando comandos como drift nos carros, que o robô ande para frente ou para trás, mais rápido ou mais devagar. Outros ficam completamente focados em suas ideias, montando e escolhendo cuidadosamente as peças de lego para o seu projeto.

Em uma oficina como esta, existe a possibilidade dos estudantes recriarem modelos prontos, e também de criação livre. Durante a criação livre, a criatividade aflora e surgem pela sala camas-carro, tanques do exército, portões automáticos, esteiras seletoras, elevadores, entre outras ideias, que mostram o potencial das crianças para criação.

 

História da oficina

A oficina de robótica existe desde 2013, após a professora Jaqueline fazer um curso de informática cuja temática era sobre a robótica em sala de aula. A ideia teve o apoio da então diretora Denise Maldaner, hoje secretária de Educação. Em Dois Irmãos, essa oficina é a única de robótica a ensinar desde a construção do protótipo até a programação, segundo a atual diretora do Global, Lea Eudes Reis Henrichsen.

 

Resultado das aulas

Ana Julia Schneider Sturm tem apenas 10 anos e desde o período pré-escolar participa das aulas de robótica. Por isso, ela é capaz de criar protótipos, solucionar problemas e programar de forma autônoma. Quando a professora fez um projeto para os alunos criarem soluções automáticas em casas, Ana ficou responsável por fazer o portão. Ela criou um que é capaz de abrir e fechar quando o carro se aproxima, utilizando um sensor, que será exposto na Mostra de Projetos das Escolas de Dois Irmãos (MOPEDI).

A robótica é importante porque desenvolve diversas habilidades. “Eles trabalham autonomia, a criatividade, a cooperação, a troca de experiências, a solução de problemas utilizando conhecimentos de diversas áreas do saber. Eles são felizes e fazem algo que gostam. Esperamos continuar ampliando a oficina. Começamos com quatro kits e agora temos nove, com previsão de novos”, explica a professora Jaqueline.

 

Importância da continuidade

Uma oficina como essa tem custos elevados para manter as atividades. Por isso, a ajuda de empresas parceiras e da Associação de Pais e Educadores do Programa de Desenvolvimento Global da Criança (APEG) é essencial para a continuidade e ampliação de tantas ideias e aprendizados que a oficina de robótica possibilita. Além disso, nela podem se descobrir futuros engenheiros, professores de informática e de robótica, e projetistas, entre outros profissionais da área de tecnologia, essenciais para o desenvolvimento da cidade.

A diretora explica como a robótica é necessária não somente no presente, mas principalmente no futuro. “Robótica é o futuro. Há anos dizia-se que a informática era o futuro, mas na realidade agora a informática é um suporte imprescindível para as demais aulas. Na robótica, os alunos estão trabalhando conceitos que às vezes eles vão trabalhar só no ensino médio na prática”, comenta Lea.


› Compartilhe

GALERIA DE FOTOS

  • doação de sangue
  • JDI digital

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela