(Foto: Divulgação)
Na segunda-feira (4) foi realizada uma reunião no Palácio Piratini para tratar de problemas históricos enfrentados pela escola estadual 10 de Setembro, de Dois Irmãos. O encontro com o Chefe da Casa Civil, Artur Lemos, e a secretária de Educação, Raquel Teixeira, contou com a participação do deputado estadual Issur Koch (PP), da diretora da escola, Tereza Mayumi Orita, e das vice-diretoras Andrea Blume e Hellen Martins.
As reformas essenciais compreendem o ginásio e toda parte de fiação elétrica. “Mais do que respostas, queremos prazos para as soluções propostas, pois não temos mais o que dizer à comunidade escolar, que espera desde 2014 por estas obras”, afirmou Issur. De acordo com a diretora, os pais têm colaborado com a escola, mas tais obras estão acima da capacidade da comunidade. “A reforma do ginásio e da rede elétrica são prioridades. Hoje, não temos como ligar mais de três aparelhos de ar condicionado porque a rede não suporta”, explicou.
Com mais de 900 alunos, a 10 de Setembro é referência regional no cumprimento de metas do IDEB, sendo destaque pelo trabalho diferenciado da direção e corpo docente. “Apesar dos bons resultados, a escola sofre há anos com a falta de investimentos, e a comunidade escolar aguarda por estas melhorias”, concluiu Tereza.
O QUE DIZ O ESTADO
A secretária estadual reconheceu as dificuldades e considerou justas as reivindicações. “A empresa vencedora do processo de licitação desistiu da obra. Vamos chamar o segundo classificado em 15 dias. Se não houver interesse por parte da empresa, em 45 dias vamos fazer uma nova licitação. Queremos realizar esta obra ainda este ano”, disse Raquel.