Ele deve ser o presidente do Poder Legislativo em 2024
Nilton Tavares confirmou nesta terça-feira (5) que vai deixar a Secretaria da Saúde de Dois Irmãos e voltar à Câmara de Vereadores. Ele fica no comando da pasta até o próximo domingo (10) e reassume sua cadeira no Poder Legislativo segunda (11), na última sessão ordinária de 2023. Tudo indicia que Tavares, que foi eleito vereador pelo PP, deve ser o próximo presidente da casa, conforme acordo existente entre os partidos da situação.
– Existe um acordo para que as duas maiores bancadas tenham alternância na presidência. Como os colegas Sérgio (Kroetz) e Ramon (Arnold) não têm interesse, foi combinado que eu representaria o PP na chapa – disse ele ao JDI.
Até aqui, na atual legislatura, as presidências foram de Elony Nyland (MDB), Ramon Arnold (PP) e Ederson Bueno (MDB). Na sessão de segunda-feira (4), Elony falou sobre a eleição para a mesa diretora.
– Semana que vem escolheremos o novo presidente, creio que tudo dentro da normalidade. Falando nisso, o vereador e atual secretário Tavares vai voltar para esta casa. Estive falando na semana passada com pessoas da Secretaria da Saúde que estão muito preocupadas, pois não queriam que ele saísse da secretaria pelo belo trabalho que está fazendo. Mas, como ele tem o objetivo de ser vereador e presidente da Câmara – não sei como vai ser a votação –, vamos ter que respeitar a questão do nosso colega – comentou ele.
Em seguida, deu sua opinião sobre quem deve substituir Tavares na pasta.
– Sugiro três nomes importantíssimos para assumir a secretaria: um é seu Arno (Berger), ex-diretor do hospital que fez um belíssimo trabalho na nossa cidade, uma pessoa que interage com a comunidade e participa de diversos eventos; a Ane (Anelise Steffen), que é uma profissional de qualidade e também tem todas as condições de assumir a secretaria da Saúde – inclusive já trabalha lá; e a Dra. Maristane (Strada). Penso que esses três nomes não teriam rejeição pela comunidade de Dois Irmãos. Com certeza são três nomes de muita qualidade, no meu ponto de vista – concluiu Elony.
O prefeito Jerri Meneghetti ainda não anunciou que deve assumir a secretaria. Segundo o próprio Tavares, “o prefeito e o vice estão estudando alguns nomes que entendem ter o perfil para a pasta”. Com seu retorno, quem deixa a Câmara é o suplente Paulo Cezar Gehrke (PP), que inclusive agradeceu ao colega pela oportunidade.